Com 50,4%, Roseana lidera disputa estadual

Com 50,4%, Roseana lidera disputa estadual: "
Governadora vence também em São Luís, onde aparece com 45,4% das intenções de voto; Jackson Lago mantém a segunda posição, com 25,8%, e Flávio Dino tem 16,8%

Por Marco Aurélio D'Eça
Jornal O Estado do Maranhão

A candidata da coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, Roseana Sarney (PMDB), está liderando a disputa pelo Governo do Estado. De acordo com pesquisa do Instituto Escutec, ela tem 50,4% das intenções de voto, contra 25,8% obtidos pelo ex-governador Jackson Lago (PDT) e 16,8% do deputado federal Flávio Dino (PCdoB).

É o primeiro levantamento feito após o registro oficial das candidaturas. Todos os demais candidatos a governador do Maranhão tiveram índices inferiores a 1%, segundo o levantamento. Saulo Arcangeli (PSOL) e Marcos Silva (PSTU) têm 0,4%, cada um. Marcos Igreja (PCB) aparece com 0,2%.

A Escutec apurou também que 2% dos eleitores votariam em branco ou nulo se as eleições fossem hoje. Outros 4,1% não quiseram ou não souberam responder.

Roseana vence a disputa em todas as regiões do estado. Em São Luís, tem 45,4% das intenções de voto, contra 30,4% de Flávio Dino e 15,5% de Jackson Lago. Em todas as demais regiões, os índices da governadora superam o patamar de 50%.

Os índices de intenção de voto em Roseana Sarney refletem exatamente a imagem que o maranhense têm do seu governo. Para 65,8% dos eleitores, o governo Roseana é bom ou ótimo. São 51% de eleitores que consideram boa a sua administração e outros 14,8% que avaliaram o governo como ótimo.
A avaliação positiva do governo é ainda maior em São Luís. Somam 70,1% os eleitores que consideram a administração roseanista boa (54,1%) ou ótima (16%). Em nenhuma região do Maranhão, Roseana tem índices de aceitação inferiores a 50%, segundo o levantamento Escutec.

Espontânea - A candidata à reeleição lidera com folga também a pesquisa espontânea (aquela em que o eleitor cita o nome do candidato sem que lhe sejam informados os nomes dos concorrentes).

Ela obteve 35,5% de citações, contra 16,5% para Jackson Lago e 8,5% para Flávio Dino. Nesta modalidade da pesquisa, são 38,1% os eleitores indecisos e apenas 1,1% de votos nulos ou brancos.

Também em São Luís a pesquisa espontânea aponta vitória com folga da governadora Roseana Sarney. Ela aparece com 37,1%. Flávio Dino tem 13,9% e Jackson Lago, 10,8%. Ela vence também entre o eleitorado feminino e masculino e em todas as faixas etárias, o que caracteriza a consolidação da sua candidatura.

A Escutec – instituto que mais se aproximou do resultado oficial das eleições de 2006 – ouviu 1.050 eleitores nos dias 19, 20, 21 e 22 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 26013/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 20.088/2010.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini