Viva Meu Primeiro Emprego vai beneficiar mais cinco mil jovens

Viva Meu Primeiro Emprego vai beneficiar mais cinco mil jovens: "
O Governo do Maranhão vai ampliar, até o fim do ano, o número de vagas e de municípios do Programa Viva Meu Primeiro Emprego beneficiando mais cinco mil jovens.
O anúncio foi feito pela governadora Roseana Sarney, durante um workshop para dois mil bolsistas, nesta segunda-feira (21), no auditório do Espaço Renascença.
Roseana Sarney, acompanhada do secretário do Trabalho e Economia Solidária, José Antonio Heluy, e do empresário Jorge Pontes, ressaltou a satisfação em falar aos jovens, de incentivá-los a aproveitar a primeira oportunidade no mercado de trabalho, oferecida pelo programa, de forma que evoluam na empresa e consigam se tornar profissionais qualificados que ajudarão no desenvolvimento econômico do estado.

“O Maranhão nunca terá um futuro melhor se não cuidar do futuro da nossa juventude. Neste aspecto, o governo está garantindo esse início digno para muitos jovens”, assegurou ela.

A governadora fez uma explanação das ações do governo, nas áreas de saúde, segurança, educação e habitação. Reforçou a importância do Programa Viva Meu Primeiro Emprego na economia, na assinatura da carteira de trabalho e na geração de empregos.

“Um programa de sucesso que pretendo ampliar cada vez mais. Vinte e três municípios são atendidos e mais 43 serão beneficiados e estenderemos a todos. Um total de 12 mil jovens será beneficiado até o final do ano. Agora é com vocês, agarrem esta oportunidade”, afirmou Roseana Sarney.


Capacitação

Com o objetivo de fomentar a política de capacitação profissional, o Viva Meu Primeiro Emprego, programa desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), promove melhoramento profissional aos bolsistas do programa, por meio do Workshop de Motivação Profissional.
Segundo o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres), José Antônio Heluy, são dois mil bolsistas atendidos nos municípios de São Luís, Raposa e São José de Ribamar, que já foram encaminhados ao mercado de trabalho. Sete mil jovens participam atualmente do programa Viva Meu Primeiro Emprego no Maranhão.
“Nesta ampliação, daremos espaço para os graduados em Direito, Ciência Contábeis, Engenharia e Administração de Empresas. Também teremos uma turma para os portadores especiais, aumentando ainda mais a oportunidade para os jovens”, completou o secretário do Trabalho.

Evolução

O empresário Jorge Pontes conclamou as empresas maranhenses a participarem do programa. Destacou a evolução da iniciativa, da qual participa desde a sua criação em 1995. “Tenho orgulho de participar deste valioso programa, na minha empresa são 45 funcionários. Parabéns ao governo por um programa que dá oportunidades”.

Durante o workshop, o palestrante Guilherme Júnior falou aos jovens dos pontos essenciais no crescimento pessoal e profissional do trabalhador que quer avançar em sua carreira profissional, desde a questão da importância da aparência pessoal até capacidade de decisão e foco profissional.

“Se não fosse o governo eu não estaria tendo esta oportunidade de iniciar este emprego, porque muitos jovens precisam desta chance”, disse Bismarck Silva Brandão, 19 anos.

O programa Viva Meu primeiro Emprego convoca jovens de 18 a 24 anos, sem nenhuma experiência profissional, mas com alguma qualificação, para trabalharem nas empresas cadastradas pela Setres.

O Governo do Estado assume o pagamento da bolsa-auxílio dos candidatos, no valor de R$ 465,00. Ao final de três meses, é anotada na carteira de trabalho dos participantes a ocupação exercida durante o programa, quebrando assim, a barreira da experiência comprovada.

Os jovens recebem uma bolsa mensal no valor de um salário mínimo e chances de ingressar definitivamente no mercado de trabalho. O programa acontece simultaneamente em 17 municípios.

O Viva Meu Primeiro Emprego foi criado pioneiramente no Maranhão, em 1995, na administração da governadora Roseana Sarney; seu modelo serviu de inspiração para a criação do ProJovem, do Governo Lula.

Reproduzido do Portal do Governo do Maranhão
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos