Vereador caxiense sugere internet sem fio gratuita

Vereador caxiense sugere internet sem fio gratuita: "

De acordo com Ricardo Marques, modelo é de fácil implantação e de baixo custo


internet - criançasCaxias (MA) - O vereador de Caxias, Ricardo Marques (PMDB), apresentou para debate e aprovação, no Plenário da Câmara Municipal, Indicação que sugere o fornecimento gratuito de internet sem fio por parte da Prefeitura. De acordo com o parlamentar, o modelo sugerido é de fácil implantação e baixo custo.


“Todo órgão do poder público municipal tem um ponto de internet, basta o Executivo adaptar antenas e roteadores para liberar o sinal sem fio”, disse Ricardo Marques.


Ainda de acordo com a sugestão do vereador, a Prefeitura teria a contrapartida dos usuários por meio da adimplência dos tributos. Para merecer o benefício da internet gratuita, o contribuinte teria de estar em dias com suas obrigações tributárias, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo.


Outro critério que a Prefeitura poderia levar em conta, caso o Executivo acate a sugestão do vereador, é direcionar o benefício para famílias de baixa renda.


“A intenção não é prejudicar as empresas provedoras de internet que atuam na cidade, mas possibilitar o acesso àqueles que não podem pagar. Para isso, basta a Prefeitura utilizar as informações que constam no cadastro do Bolsa Família e selecionar aquelas de baixa-renda”, explicou o peemedebista.


Democratização - Na avaliação de Ricardo Marques, ao promover a democratização da internet, a Prefeitura estará possibilitando o desenvolvimento intelectual das classes menos favorecidas.


“É indiscutível o apelo que a rede mundial desperta nos campos da educação e do entretenimento. A exclusão digital ocorre mais em função do alto custo da assinatura mensal de acesso à internet do que propriamente do valor do microcomputador. Há vários modelos de financiamento do equipamento, o problema é a mensalidade do provedor, que a maioria das famílias não tem como pagar”, ressaltou o parlamentar.


A proposta de Ricardo Marques foi bem recebida pela população. Na opinião da professora Lindalva Santos, a medida representará um salto no aprendizado, principalmente daqueles alunos matriculados em escolas públicas.


“Hoje a maioria não tem como fazer pesquisas em suas casas, devido à falta de acesso à internet. A idéia é louvável e o prefeito deve implantá-la”, resumiu o vereador.


Mais


A internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP, que permite o acesso a informações e a todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.


(O Estado do Maranhão)

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos