Pular para o conteúdo principal

Transplante de medula: Mais uma esperança na busca por um doador

Transplante de medula: Mais uma esperança na busca por um doador: "

Com a recente inauguração da unidade Belém (PA), todas as regiões do Brasil passam a ser atendidas pela Rede de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical (Rede BrasilCord).


Os bancos de sangue de cordão umbilical representam, de acordo com o Ministério da Saúde, uma alternativa eficaz para quem precisa de transplante de medula.


São cerca de 70 doenças diferentes, graves, que são tratáveis com o transplante, como leucemias (câncer no sangue), linfomas (conjunto de cânceres do sistema linfático) e alguns tipos de anemias graves.


Criada pelo Ministério da Saúde em 2004, a BrasilCord hoje é abastecida com material genético das populações das mais diversas regiões do país e a meta é atingir, até 2011, 13 bancos no país.


Dificuldade de encontrar doadores


A intensa miscigenação étnica da população brasileira dificulta a localização nos registros de doadores voluntários existentes. Com a expansão da Rede BrasilCord, a capacidade de se encontrar doadores não-aparentados para transplantes é maior.


Para se ter idéia, 70% das pessoas que sofrem de leucemia e precisam de um transplante de medula óssea não encontram um doador compatível na família. Neste caso, é a alternativa é procurar um doador na lista do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).


E essa busca não é nada fácil! As chances de se encontrar um doador compatível não-aparentado (ou seja, fora da família) é de uma em cem mil.


Hoje, são cerca de 1,2 mil pacientes em busca de um doador no Brasil, que precisam da doação de medula voluntária para que elas possam ter uma chance de sobreviver a doenças como a leucemia.


A Rede BrasilCord


Criada pelo Ministério da Saúde em 2004, a BrasilCord hoje é abastecida com material genético das populações das mais diversas regiões do país e a meta é atingir, até 2011, 13 bancos no país.


Atualmente, além da unidade em Belém, outros oito bancos estão em funcionamento: quatro em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um no Distrito Federal, um em Santa Catarina e um no Ceará. A Rede BrasilCord prevê ainda a inauguração de bancos no Rio Grande do Sul, em Pernambuco e em Minas Gerais.


A expectativa é armazenar, nos próximos anos, 65 mil unidades de sangue de cordões umbilicais – quantidade considerada ideal para a demanda de transplantes no país, somada à colaboração dos doadores voluntários de medula.


O aumento de doadores de medula óssea e a iniciativa do BrasilCord promoveram uma reversão no setor. Em 2000, apenas 10% dos transplantes eram realizados com doadores nacionais. Hoje, esse número passou para 64%. O número de inscritos no Redome também tem crescido positivamente, de 12 mil para 1,6 milhão.


O país – nos últimos sete anos (2003-2009) – ampliou o número de transplantes de medula óssea em 57,51%, incluindo as três modalidades: autólogos (células retiradas do próprio paciente), aparentados (células retiradas de pessoas da mesma família) e não-aparentados (células doadas por pessoas fora da família).


Atualmente, o Brasil é o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos registros dos Estados Unidos (5 milhões de doadores) e da Alemanha (3 milhões de doadores).


Os transplantes de medula óssea são realizados no Brasil desde 1979.


Como doar


O primeiro passo para ser um doador é procurar um hemocentro (para ver a lista de hemocentros, clique aqui) para preencher uma ficha com dados pessoais e coletar 5 ml de sangue. Com esse material será realizado o teste de HLA, o exame que determina as características genéticas de uma pessoa, e que é fundamental para saber se existe compatibilidade entre doador e receptor.


As características genéticas dos doadores ficam guardadas em um banco de dados do Redome, na internet, e com acesso restrito aos médicos. As informações dos pacientes que precisam do transplante ficam no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme).


Um programa de computador cruza os dados para encontrar um doador e um receptor que tenham entre 90% e 100% das suas características genéticas idênticas. Só assim, o transplante pode acontecer.


O doador fica internado para a realização da doação. Em 24 horas ele recebe alta, em torno de quatro a cinco dias ele já está recuperado da doação e pode voltar às suas atividades normalmente.


A medula é retirada da região da bacia do doador com uma agulha e o transplante é parecido com uma transfusão de sangue. A rejeição acontece em 10% dos casos e as chances de cura são grandes.


Atenção! Para ser um doador, você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).


A quantidade de doadores em potencial cresceu de forma expressiva após investimentos e campanhas de sensibilização do Ministério da Saúde e outros órgãos vinculados, como o Inca (Instituto Nacional do Câncer), responsável pelo Redome. Estas campanhas mobilizaram hemocentros, laboratórios, ONGs, instituições públicas e privadas e a sociedade em geral.


Participe você também. Seja um doador! Clique aqui para mais informações.


*Com informações Globo.com/fantastico




"

Comentários

  1. Ótimo post, a Leucemia vem tirando a vida de muitas pessoas! Qualquer medida tomada para aumentar a lista de doadores de medula é válida e deve ser aproveitada! Tudo em nome da Vida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentando os Fatos, uma nova forma de divulgar conteúdo com credibilidade. Nosso compromisso é divulgar informações diferenciadas, com checagem, apuração e seriedade.
Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou mostrado.

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l