PT e PMDB tentam acerto antes de convenções

PT e PMDB tentam acerto antes de convenções: "

Da Folha de S. Paulo:


Brasília - Maranhão, Paraná e Ceará são os últimos Estados em que PT e PMDB buscam acerto para evitar problemas em suas convenções nacionais que, no fim de semana, vão oficializar a chapa Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) à Presidência.


Ala de Washington e Monteio querem PT apoiando Roseana

Ala de Washington Luiz e Monteiro quer PT apoiando Roseana


O PT reúne amanhã seu Diretório Nacional para discutir as pendências, mas admite que o caso maranhense é o mais complicado: o PT local está dividido entre o apoio a Flávio Dino (PC do B) ou Roseana Sarney (PMDB). Petistas e peemedebistas dizem que a tendência é que a legenda fique neutra. Embora não seja contemplada por completo, a família Sarney ficaria satisfeita em evitar o aumento do tempo de propaganda de Dino na TV.


No CE, a tendência é que o PT mantenha José Pimentel ao Senado. Os peemedebistas, que lançarão Eunício Oliveira (PMDB), tentam dinamitar a candidatura petista.


No PR, PT, PMDB e PDT negociam chapa única, mas Osmar Dias (PDT), candidato mais bem colocado, mantém conversas com a oposição. Os problemas regionais, porém, não têm potencial para inviabilizar a aliança nacional entre PT e PMDB. Interessado em aumentar o tempo na TV, o PT não cedeu apenas às pressões do PMDB para ampliar suas alianças.


Ontem o PMDB entregou a Dilma a sugestão do partido para o programa de governo. Após reunião fechada, as cúpulas minimizaram divergências entre as propostas, garantindo que uma comissão será criada para finalizar até o fim de julho o texto. Com diferenças programáticas para economia, habitação, saneamento, PT e PMDB disseram que ainda vão esperar as convenções dos outros aliados da coalizão para criar um programa de consenso.


Mesmo negando grandes diferenças entre os textos dos projetos, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que “em último caso quem vai decidir é a Dilma, porque é ela quem vai assumir o programa publicamente”.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos