Prego batido e ponta virada: o PT do Maranhão vai com Roseana.

Prego batido e ponta virada: o PT do Maranhão vai com Roseana.: "

PTO Diretório Nacional definiu hoje à tarde na presença da pré- candidata petista à presidência Dilma Roussef, que o PT no Maranhão deve apoiar a candidatura da peemedebista Roseana Sarney ao governo do Estado. A justificativa da executiva nacional reside na preocupação com a chance de Dilma colocar 2 a 3 milhões (de votos) de frente no Maranhão e a melhor forma é ter um palanque que assuma integralmente a candidatura de Dilma, que é o palanque da Roseana.

A deliberação de coligar com o PMDB venceu por 43 votos a 30. A governadora Roseana terá o deputado federal suplente Washington Luis Oliveira como seu vice e João Alberto será deslocado para candidato ao Senado ao lado do ex-ministro Edison Lobão ambos do PMDB.

Vencida essa etapa outras disputas estão prontas para entrar em campo.

O PT vai exercer o direito de espernear. Além das greves de fome já anunciadas alguns defendem o questionamento judicial da decisão da executiva nacional, porém não há mais tempo para esse tipo de lance. Faltam pouco mais de 15 dias para o fim dos prazos para realização das convenções onde os partidos definirão seus candidatos. É hora de pensar nas campanhas, nos votos e no coeficiente eleitoral. Uma situação que ficou difícil para 40% dos petistas que não aceitaram a aliança com o PMDB que abriga o grupo Sarney.

Por outro lado o deputado Federal Flávio Dino pré-candidato do PCdoB ao governo do Estado o outro jogador dessa prorrogada disputa pelo apoio da legenda PT, viu escorrer pelos dedos os seis minutos que o Partido dos Trabalhadores tem garantido no horário eleitoral gratuito, além é claro, da ausência na TV e no Rádio da pesada artilharia verbal Domingos Dutra,Valdinar Barros,Teresinha e Jomar Fernandes e Bira do Pindaré que pretendem ser candidatos nas eleições de outubro.

Qual será o comportamento, o discurso e a estratégia para alcançar o coeficiente eleitoral desse grupo radical do PT dentro da nova coligação? Estarão em desvantagem em relação a outros petistas pró-Roseana?

roseana-lulaA governadora antes de viajar para Brasília onde participa amanhã com direito a voto da convenção nacional do PMDB anunciou que não fará distinções dentro da coligação e que todos serão bemvindos e terão tratamento igualitário, mas vai ser difícil essa provável convivência.

Flávio DinoDino já propalou que manterá sua candidatura mesmo sem o apoio formal do PT. Em nota divulgada hoje (11) à tarde Flávio declarou “lamentar o equívoco político da direção nacional da legenda”, que decidiu apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney. A direção nacional do PCdoB também divulgou posicionamento sobre o assunto. A legenda afirma “lastimar profundamente” o posicionamento adotado pelo partido do presidente Lula em relação ao comunista maranhense.

Integrantes do PT que apóiam Flávio Dino prometem resistir à decisão. O vice-presidente do diretório maranhense, Augusto Lobato, afirmou que uma plenária deverá ser realizada em São Luís ainda neste final de semana, para discutir qual será o posicionamento do grupo ante à decisão nacional, no entanto já é uma deliberação manter o engajamento na campanha de Flávio Dino. A ex-deputada Terezinha Fernandes também segue na mesma trilha : “o que dá para dizer agora é que vamos mobilizar todas as forças possíveis em apoio a Flávio”.

Rachado o PT talvez não diminua a sua representatividade legislativa no Estado composta hoje por dois deputados estaduais e um federal, mas de certo terá renovação no quadro dos eleitos.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos