Prefeitura de Godofredo Viana: a disputa continua na justiça

Prefeitura de Godofredo Viana: a disputa continua na justiça: "

A disputa judicial Godofredo Viana de cimapela prefeitura de Godofredo Viana terá mais um capítulo provavelmente na próxima quinta-feira. Já está nas mãos do juiz relator do TRE José Carlos Sousa e Silva a manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE) sobre dois recursos interpostos na mesma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE)que apura ilegalidades no pleito que influenciaram o resultado das urnas.

O pedido de investigação foi proposta por Marcelo Torres (PTC) e Coligação “Avança Godofredo Viana contra a atual prefeita Conceição Matos (DEM) e seu vice.

A AIJE, fundamenta a primeira sentença que condenou parcialmente a prefeita e o vice à cassação do diploma e pagamento de multa pela prática de captação ilícita de votos no último pleito municipal. Conceição e o vice são acusados de distribuição de cestas básicas, tijolos,transporte irregular de eleitores, compra de votos, realização de boca de urna e outros ilícitos filmados e fotografados, mas ainda permanecem nos cargos ancorados em uma liminar enquanto recorrem da decisão. Por outro lado, Marcelo Torres que perdeu a eleição por cerca de 60 votos pede o provimento integral da AIJE.

Em sua nova manifestação, o MPE representado pela Procuradora Regional Eleitoral Carolina da Hora opina novamente pelo reconhecimento parcial do primeiro recurso interposto por Marcelo Torres, pelo reconhecimento do segundo recurso e no mérito, pelo não provimento do recurso da prefeita Conceição Matos, que pede a anulação da sentença condenatória.

O processo deve entrar em pauta na próxima reunião do TRE e caso os resultados continuem na mesma linha de raciocínio, possivelmente haverá uma troca de titularidade no comando do município. Conceição Matos obteve 43% dos votos válidos contra 40% de seu principal adversários Jorge Torres. Em caso de condenação definitiva da prefeita, automaticamente assume o segundo colocado no pleito sem a necessidade de uma nova eleição.

Sobre o Município.

MapaGodofredo Viana fica na região considerada baixada maranhense. Localizado às margens da MA 301 faz divisa com os municípios de Cândido Mendes e Luís Domingues.

Tem cerca de 11 mil habitantes e aproximadamente seis mil eleitores. A cidade tem como limites naturais o Oceano Atlântico e o rio Maracaçumé onde também é feita a extração de ouro de aluvião, no sugestivo povoado de Aurizona.

Apesar da vocação desenvolvimentista do município desmembrado em 1964 de Maracaçumé, Godofredo Viana na mesma condição de quase todos os municípios maranhenses, ainda enfrenta sérios problemas que poderiam ser resolvidos com simples medidas administrativas. Por lá, água potável, esgoto, educação e saúde pública continuam sendo artigos de luxo e bem distante da maioria da população, que ainda se vê obrigada ao constrangimento de vender seus votos para conquistar pequenos benefícios imediatos.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos