Pular para o conteúdo principal

Polícia Federal prende 19 acusados de tráfico de crack no Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte - O Globo

Polícia Federal prende 19 acusados de tráfico de crack no Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte - O Globo

TERESINA - A Polícia Federal prendeu 19 empresários acusados de tráfico de crack durante a Operação Mosaico nos estados do Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. O delegado de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal do Piauí, Alex Chagas Silva, informou que durante a operação os agentes federais cumpriram 15 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão, sendo nove em Teresina, capital piauiense, na cidade de Floriano (PI) e em São Luís (MA), foi feita uma prisão em flagrante durante a operação e foram presos três empresários em Natal (RN), que faziam parte da organização criminosa.

As prisões e mandados de busca e apreensão foram determinados pelo juiz da 7ª Vara Criminal de Teresina, Almir Abib Tajra. O delegado Alex Chagas Silva informou que os traficantes de drogas presos durante a operação não pegavam diretamente na droga para a venda no varejo, mas distribuíam o crack para os pontos de venda em Teresina. Segundo ele, o crack é comprado de traficantes de São Paulo e do Amazonas e que são ligados a uma facção criminosa de São Paulo.

O superintendente da Polícia Federal no Piauí, Marcos Antônio Farias, declarou que durante a operação foram apreendidos 60 quilos de crack, seis veículos, entre eles quatro automóveis e duas motocicletas, além de duas metralhadoras e de R$ 18,5 mil em dinheiro.

- Foi confirmada a relação do grupo que atuava no Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte com uma facção criminosa de São Paulo. A droga apreendida foi considerável principalmente para a região - declarou o delegado federal Marcos Antônio Farias.

Alex Chagas Silva disse que os empresários presos no Piauí são jovens e atuavam em várias frentes, mas com uma atividade principal, o tráfico de crack. Os empresários presos são donos de postos de lavagem de carros, traillers de venda de lanches e bebidas, mas a atividade principal o tráfico de crack.

- A quadrilha atuava há cerca de dois anos incrementando o tráfico no Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. Para a Polícia Federal a Operação Mosaico foi uma atividade de embate contra uma organização criminosa. É comum a imprensa acompanhar operações de apreensão de drogas em pontos de venda. Agora, não, as prisões foram de financiadores do tráfico de crack, pessoas que não têm contato direto com a droga - afirmou Alex Chagas Silva.

Ele informou que as investigações feitas pela PF começaram em setembro do ano passado e chegaram à sua conclusão com a prisão dos traficantes.

- Nós prendemos os cabeças, os que coordenavam o tráfico de drogas no Piauí, com uma ponta no Maranhão. Tinham no Piauí negócios da fachadas e são jovens atuando no mercado de entorpecentes - afirmou Alex Chagas Silva.

O chefe de Investigação do Crime Organizado da Polícia Federal do Piauí, delegado Janderlyer Gomes, disse que os traficantes de crack do Piauí empregavam o dinheiro do aluguel de armas, como metralhadoras, para alugar para quadrilhas que praticam assaltos em Pernambuco, Paraíba, Maranhão e outros estados do Nordeste para incrementar o tráfico de entorpecentes.

- Eles alugam as armas para os bandidos que assaltam em outros estados. Os fornecedores do crack para os traficantes piauienses são do Maranhão, mas também vendem para as cidades maranhenses - disse Janderlyer Gomes.

Foram feitas prisões nos bairros do Parque Piauí, Promorar, Vila Irmã Dulce e Palitolândia, na periferia de Teresina.

A expansão do crack está preocupando o Piauí, um estado de 3,1 milhão de habitantes, principalmente a capital Teresina, uma cidade de 800 mil habitantes.

O juiz Almir Abib Tajra informou que a Polícia Federal fez um mapa do tráfico de drogas em Teresina e constatou a existência de 500 pontos de crack na cidade. Ele informou que existem na capital 200 traficantes presos, sendo 160 provisórios e 40 já julgados e condenados.

- O número de traficantes aumenta a cada dia. Se a polícia prende o traficante, a mulher assume, se a mulher é presa, o filho assume o ponto de venda de drogas e se prendem o filho, o neto começa a traficar - disse Almir Abib Tajra.

Por causa do avanço da droga, o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, que tem uma plataforma de uma emissora de TV, duas emissora de rádio, um jornal e um portal de notícias, e uma organização não-governamental Fazenda da Paz, que faz tratamento de dependentes químicos no Piauí, promovem desde o dia 1º junho uma campanha publicitária contra o crack, que tem como ápice a paralisação de todas as atividades da cidade por um minuto, partir das 7h, quando será feita uma caminhada pela principal avenida teresinense, a Frei Serafim, até a Câmara dos Vereadores.

- Nós vamos fazer uma caminhada com cerca de 5 mil pessoas para que Teresina não vire uma cracolândia. Nós temos uma unidade de tratamento de pessoas com dependência química com 172 pacientes e temos uma fila de 220 para fazer exames médicos para o ingresso. O crack por ser barato virou uma epidemia e as famílias e comunidades não sabem como enfrentar o problema. A campanha nos veículos de comunicação foi para conscientizar a sociedade para o avanço do crack - declarou o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l