Orkut permite enviar recado “secreto”

Orkut permite enviar recado “secreto”: "


O Google anunciou nesta quarta-feira (9) que o Orkut – a mais popular rede social do Brasil – terá a partir de amanhã um recurso que permite o envio de recados (scraps) privados. Ao enviar uma mensagem a um amigo, o usuário poderá escolher se o recado será público – quando aparece para todos da rede – ou particular.


Os scraps podem ainda ser comentados logo abaixo do texto por outros amigos, criando uma conversação, assim como existe no Facebook, a maior rede social do mundo com mais de 450 milhões de usuários.


Cada scrap público que for enviado vai aparecer na página principal do perfil do usuário e quem adicionar comentários recebe também em sua página as demais mensagens, para que não perca a conversa iniciada.


A configuração de privacidade vale também para vídeos e fotos, com três opções: público para todos os usuários, privado para os amigos ou privado para um determinado grupo de amigos que podem ser selecionados. Nesse último caso, só o dono do perfil saberá quem terá acesso. Em breve, o site planeja que a lista de “privilegiados” seja vista por todos os contatos.


Para aumentar o controle dos usuários sobre a privacidade no serviço, o site começou a oferecer em outubro do ano passado – quando passou pela maior mudança desde o seu lançamento, em janeiro de 2004 – um recurso em que o dono do perfil escolhe quais amigos têm acesso a cada um dos álbuns de fotos. A opção já existia no Facebook.


Victor Ribeiro, diretor de produtos do Google para a América Latina, disse que as mudanças não têm a ver com a concorrência.


- São alterações que nós estudamos a partir da experiência dos usuários e isso vem sendo feito já faz um tempo. Nosso objetivo é melhorar a navegação das pessoas pelo Orkut e fazer com que elas tenham total controle sobre o que querem tornar público ou privado.


Outra característica semelhante ao concorrente, adotada em 2008, foi a introdução de aplicativos gratuitos criados por desenvolvedores voluntários com jogos e “brincadeiras”. Um dos mais famosos é o BuddyPoke, baseado na criação de um avatar animado que interage com personagens feitos pelos amigos.


Até hoje, as mudanças feitas em 2010 incluem a introdução de uma barra superior para acesso rápido às configurações de privacidade, publicação de imagens e mapas integrados aos scraps, melhoria no bate-papo instantâneo, além do lançamento de uma versão do Orkut para acesso em celulares que usam o sistema operacional Android, do Google.



Rede social muda para manter a liderança no Brasil



Há pouco mais sete meses a rede social foi remodelada para facilitar o acesso à maior quantidade de recursos possíveis diretamente da página inicial, onde se consegue visualizar toda a lista de amigos e comunidades.


Com o objetivo de dar agilidade à navegação, o site ganhou na página principal abas para acesso rápido aos recados, fotos e vídeos. Na lista dos visitantes recentes houve a introdução de minifotos de quem entrou na página e não mais o nome de usuário.


O site facilitou ainda a publicação de fotos e vídeos, deixando o upload três vezes mais rápido que anteriormente, permitindo escrever a legenda de cada foto do álbum enquanto as imagens são carregadas do PC para o álbum.


A migração do antigo Orkut para o novo foi feita por meio de convites, igual ao que aconteceu em 2004.


Facebook cresce e Orkut se estabiliza na preferência dos brasileiros


Apesar de contar com menos usuários do que o Orkut no Brasil, país em que 38 milhões de pessoas acessam a web de casa ou do trabalho por mês, o Facebook vem crescendo devagar, mas sem parar.


Dados da empresa Ibope Nielsen Online indicam que, de maio de 2009 a abril deste ano, o percentual de usuários brasileiros do Facebook cresceu quase quatro vezes, de 7,9% para 26%. Nesse período, o Orkut se manteve estável, em torno dos 70% de usuários.


Fonte: R7.com

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini