O recado de Lobão

O recado de Lobão: "

Tempo de união e trabalho


Por Edison Lobão*


O Maranhão, não há como negar, vive um grande momento. Refletindo o ambiente de entusiasmo, esperança e confiança que contagia o país, sob a égide do maior ciclo de crescimento e desenvolvimento desde a era de Juscelino Kubitscheck, o nosso estado, definitivamente, dá adeus ao desânimo e ao pessimismo para projetar-se, com segurança, como uma das regiões mais promissoras do Brasil.


No plano econômico, impressiona o volume de investimentos, públicos e privados. Somados os recursos provenientes do Governo Federal, por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da iniciativa privada e do Tesouro Estadual, são aproximadamente R$ 110 bilhões em projetos e programas em execução ou prestes a ser executados no Maranhão, nos próximos cinco anos.


lobao na istoe 2010Os recursos abrangem praticamente todos os setores de atividades – da criação de uma Zona de Processamento de Exportações em São Luís à exploração de ouro em Godofredo Viana e Centro Novo; da implantação da refinaria Premium de Bacabeira à produção de etanol e biodiesel em Balsas; da implantação de fábrica de papel e celulose em Imperatriz à ampliação do pólo sucro-alcooleiro de Aldeias Altas. Uma característica comum a esses investimentos, que atingem todo o Maranhão: a capacidade de geração de empregos e de distribuição de riquezas e rendas.


À frente do Ministério de Minas e Energia, pasta que comandei com a credencial de senador do Maranhão, orgulho-me de haver viabilizado o maior de todos os investimentos em execução no Estado. Sozinha, a Refinaria Premium de Bacabeira – a obra mais portentosa em toda a América Latina – vai gerar mais da metade dos 230 mil empregos que deverão surgir em conseqüência dos investimentos já comprometidos para o Maranhão.


Ao contribuir, também como ministro, para a ampliação e modernização de nossa infra-estrutura energética, sem a qual a economia maranhense estaria condenada à estagnação, pavimentei o caminho para a atração de novos empreendimentos.


O desafio de todos, agora, é aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo progresso econômico para melhorar o nosso quadro social e os nossos indicadores de Desenvolvimento Humano. Para obter os empregos que estão sendo gerados, precisamos de qualificação profissional. Para melhor qualificar os nossos candidatos a empregos, é indispensável investir em programas de formação de mão de obra. Ou seja, precisamos investir, sem reservas, na educação de qualidade e profissionalizante.


Por isso, uma de minhas preocupações, antes de deixar o Ministério de Minas e Energia, foi estabelecer, com o Ministério do Trabalho e a Petrobras, o acordo de cooperação técnica que incluiu o Maranhão no Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Promimp), que está permitindo a capacitação de mais de 20 mil estudantes e trabalhadores para as obras da Refinaria de Bacabeira.


Por onde tenho andado por este vasto Maranhão, nos lugares mais ermos e remotos, observo, com satisfação, esse ambiente de entusiasmo e confiança que toma conta das pessoas – veja-se que mesmo as mais pobres estão contempladas por essa fantástica e salvadora rede de proteção social criada com os programas de previdência, Bolsa Família, Luz para Todos e tantos outros, dos governos Federal e estadual. A governadora Roseana Sarney comanda um governo dinâmico, competente e solidário, por todos reconhecido.


Nesse ambiente tão salutar, de trabalho, compromisso e responsabilidade, creio que não há lugar para os pessimistas, os derrotistas, aqueles para quem a vida pública é apenas uma arena de lutas, intrigas e paixões desenfreadas.


Mais do que nunca, é tempo de união de propósitos, esforços, objetivos, para que o Maranhão continue a avançar e a crescer, potencializando esse momento de entusiasmo e confiança no nosso futuro.


Senador da República pelo Maranhão.


Nota: Reproduzido de O Estado do Maranhão.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini