Pular para o conteúdo principal

O recado de Lobão

O recado de Lobão: "

Tempo de união e trabalho


Por Edison Lobão*


O Maranhão, não há como negar, vive um grande momento. Refletindo o ambiente de entusiasmo, esperança e confiança que contagia o país, sob a égide do maior ciclo de crescimento e desenvolvimento desde a era de Juscelino Kubitscheck, o nosso estado, definitivamente, dá adeus ao desânimo e ao pessimismo para projetar-se, com segurança, como uma das regiões mais promissoras do Brasil.


No plano econômico, impressiona o volume de investimentos, públicos e privados. Somados os recursos provenientes do Governo Federal, por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da iniciativa privada e do Tesouro Estadual, são aproximadamente R$ 110 bilhões em projetos e programas em execução ou prestes a ser executados no Maranhão, nos próximos cinco anos.


lobao na istoe 2010Os recursos abrangem praticamente todos os setores de atividades – da criação de uma Zona de Processamento de Exportações em São Luís à exploração de ouro em Godofredo Viana e Centro Novo; da implantação da refinaria Premium de Bacabeira à produção de etanol e biodiesel em Balsas; da implantação de fábrica de papel e celulose em Imperatriz à ampliação do pólo sucro-alcooleiro de Aldeias Altas. Uma característica comum a esses investimentos, que atingem todo o Maranhão: a capacidade de geração de empregos e de distribuição de riquezas e rendas.


À frente do Ministério de Minas e Energia, pasta que comandei com a credencial de senador do Maranhão, orgulho-me de haver viabilizado o maior de todos os investimentos em execução no Estado. Sozinha, a Refinaria Premium de Bacabeira – a obra mais portentosa em toda a América Latina – vai gerar mais da metade dos 230 mil empregos que deverão surgir em conseqüência dos investimentos já comprometidos para o Maranhão.


Ao contribuir, também como ministro, para a ampliação e modernização de nossa infra-estrutura energética, sem a qual a economia maranhense estaria condenada à estagnação, pavimentei o caminho para a atração de novos empreendimentos.


O desafio de todos, agora, é aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo progresso econômico para melhorar o nosso quadro social e os nossos indicadores de Desenvolvimento Humano. Para obter os empregos que estão sendo gerados, precisamos de qualificação profissional. Para melhor qualificar os nossos candidatos a empregos, é indispensável investir em programas de formação de mão de obra. Ou seja, precisamos investir, sem reservas, na educação de qualidade e profissionalizante.


Por isso, uma de minhas preocupações, antes de deixar o Ministério de Minas e Energia, foi estabelecer, com o Ministério do Trabalho e a Petrobras, o acordo de cooperação técnica que incluiu o Maranhão no Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Promimp), que está permitindo a capacitação de mais de 20 mil estudantes e trabalhadores para as obras da Refinaria de Bacabeira.


Por onde tenho andado por este vasto Maranhão, nos lugares mais ermos e remotos, observo, com satisfação, esse ambiente de entusiasmo e confiança que toma conta das pessoas – veja-se que mesmo as mais pobres estão contempladas por essa fantástica e salvadora rede de proteção social criada com os programas de previdência, Bolsa Família, Luz para Todos e tantos outros, dos governos Federal e estadual. A governadora Roseana Sarney comanda um governo dinâmico, competente e solidário, por todos reconhecido.


Nesse ambiente tão salutar, de trabalho, compromisso e responsabilidade, creio que não há lugar para os pessimistas, os derrotistas, aqueles para quem a vida pública é apenas uma arena de lutas, intrigas e paixões desenfreadas.


Mais do que nunca, é tempo de união de propósitos, esforços, objetivos, para que o Maranhão continue a avançar e a crescer, potencializando esse momento de entusiasmo e confiança no nosso futuro.


Senador da República pelo Maranhão.


Nota: Reproduzido de O Estado do Maranhão.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l