O poeta maranhense Ferreira Gullar poderá ser Nobel

do blog DOM SEVERINO
O poeta maranhense Ferreira Gullar poderá ser Nobel: "
O poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e compositor Ferreira Gullar vai se candidatar mais uma vez ao Prêmio Nobel de Literatura. Ele que já tentou em 2002 e 2004. O fato de ter ganhado este ano, o Prêmio Camões, principal prêmio de língua portuguesa, fez aumentar as suas chances dele vir a ganhar esse tão ambicionado prêmio para o Brasil.

Opiniões sobre Ferreira Gullar, que justificam o Prêmio Camões:

“Ele tem um estilo moderno, muito ágil, é um poeta de um grande vigor, com originalidade”, justifica Edla Van Steen, uma escritora brasileira ao falar para a BBC Brasil.

Para Sechin, o prêmio a Ferreira Gullar vem dar maior peso ao prêmio Camões.

“De um lado Ferreira Gullar é honrado com o prêmio e, de outro, ele o honra devido a sua estatura de poeta consensualmente considerado um dos mais importantes, senão o mais importante poeta vivo, pela multiplicidade de aspectos da sua obra e pela sua postura ética e política.”

“É um caso raro de um poeta que agrada simultaneamente ao grande público e à crítica mais exigente. É um poeta sempre insatisfeito com os rumos de sua própria poesia, e que a todo o momento está se reinventando”, disse à BBC Brasil.

Segundo Edla Van Steen, a idade do poeta pesou na decisão.

“Foram colocados na mesa vários nomes e, no momento da escolha final, falamos da imensa obra do Ferreira Gullar, que está com 80 anos e que esse prêmio é o coroamento do trabalho do escritor. E todos os outros candidatos ainda têm mais tempo para aumentar a obra e o Ferreira já fechou. Ele continua produzindo, mas já é o candidato ideal para o prêmio”.

A conquista do Prêmio Nobel de Literatura pelo maranhense Ferreira Gullar, seria a suprema glória para todos os maranhenses em particular e aos brasileiros em geral. Vamos torcer muito.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos