Novo portal vai dar mais transparência e aproximar o Senado e os cidadãos, diz Sarney

Novo portal vai dar mais transparência e aproximar o Senado e os cidadãos, diz Sarney: "
O lançamento da nova página do Senado Federal na internet, nesta quinta-feira (17), representou mais um passo rumo à modernização institucional e à ampliação da transparência de suas ações e do contato com o cidadão. Essa foi a avaliação feita pelo presidente da Casa, José Sarney, durante o evento, que reuniu senadores, dirigentes e servidores no Salão Nobre. A reformulação do site começou no primeiro semestre de 2009 e se orientou pelas diretrizes da União Inter-Parlamentar, entidade que promove a interação entre parlamentos de diversos países.

Em seu discurso, José Sarney lembrou que sua preocupação de integrar o Poder Legislativo com as novas mídias teve início em 1995, quando presidiu o Senado pela primeira vez e estruturou seu sistema de comunicação.

- Naquela época, vi que tínhamos de aproximar o Senado da sociedade e montar um sistema de comunicação que mostrasse o que se fazia aqui e desse ao povo condições de fiscalizar nossas atividades - disse.

Essa abertura para a sociedade fez com que o Senado se tornasse, conforme realçou em seguida, 'uma instituição forte e responsável por grande parte da história do país e da unidade nacional'. Hoje, o aperfeiçoamento do contato da Casa com a população via rede mundial de computadores demonstraria, mais uma vez, que o Senado está em sintonia com as demandas sociais por informação e transparência.

Integrante do Comitê Gestor da Internet no Senado, o diretor-geral da Casa, Haroldo Tajra, ressaltou ainda o fato de o lançamento do novo portal coincidir com a aprovação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) de projeto que amplia o acesso do cidadão a informações públicas. O texto (PLC 41/10), acolhido nesta quarta-feira (16), estabelece como dever do Estado disponibilizar informações de interesse dos brasileiros.

- No momento em que o Senado aprova a regulamentação de um direito fundamental estabelecido pela Constituição federal, damos acesso a um portal dinâmico, moderno e, sobretudo, riquíssimo em informação - comemorou.

Simone Franco / Agência Senado
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos