Pular para o conteúdo principal

No Dia Nacional da Asma um alerta para o tratamento adequado da doença

No Dia Nacional da Asma um alerta para o tratamento adequado da doença: "


A cada 10 adultos, um é asmático. Entre as crianças, a proporção é ainda mais preocupante: uma a cada cinco tem asma.


Comemorado em 21 de junho, o Dia Nacional da Asma deve servir de alerta para os altos índices de incidência da doença. Mesmo tratável e com tratamento de baixo custo, disponibilizado pela rede pública, a doença ainda é altamente prevalente, alerta a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.


“Além da alta prevalência da doença, a mortalidade também é alarmante: são cerca de 3 mil mortes anuais no Brasil. O tratamento adequado é o único fator capaz de reverter este quadro”, destaca dr. Elcio Vianna, coordenador da comissão de asma da SPPT. Aproximadamente 20% da população brasileira possui a doença, o que resulta em 350 mil internações ao ano.


De acordo com o médico pneumologista, boa parte dos pacientes asmáticos não se atenta aos seus sintomas; ficam habituados com a falta de ar e o chiado. Somente quando seu estado piora é que procuram atendimento de emergência, alerta dr. Elcio, justificando que nesta hora o tratamento pode ser mais demorado, necessitando muitas vezes de internação e até terapia intensiva.


Embora exista o risco de exacerbação a longo prazo, a asma é uma doença benigna, cujo tratamento reduz os sintomas e devolve ao paciente a qualidade de vida e a capacidade para o exercício. “Modernos dispositivos inalatórios já existem no mercado brasileiro e facilitam o uso da medicação até para crianças e idosos”, afirma dr. Elcio.


Diagnóstico e acesso ao tratamento


O Sistema Único de Saúde tem ampliado o acesso dos portadores de asma aos medicamentos. Prefeituras, governos estaduais, e também na esfera federal contam com programas que oferecem o tratamento prescrito pelo médico para uso contínuo.


”A SPPT têm oferecido suporte para os pacientes, desde a educação em asma até orientação e incentivo para a busca pelo tratamento. Além disso, a atualização da classe médica também é efetiva, assim como a luta dos médicos por melhores condições no tratamento do asmático”, completa dr. Elcio.


O diagnóstico da asma depende de consulta médica, preferencialmente com o médico pneumologista, que trata dos males relacionados ao sistema respiratório. Exames laboratoriais podem ser necessários para descartar outras doenças com sintomas semelhantes. Dentre esses exames, a radiografia e a espirometria, que detecta se os brônquios estão normais ou obstruídos, são os mais usados.


Parcerias pelo controle da asma


O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Pneumologia Sanitária – CNPS e do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga – CRPHF, criou um Comitê Técnico composto por representantes das Sociedades Médicas de Pneumologia e Tisiologia, entre elas a SPPT, de Alergia e Imunopatologia, e de pediatria, além dos Serviços Universitários e das Secretárias de Saúde.


O objetivo é a implantação de um Plano Nacional de Controle da Asma (PNCA), nos mesmos moldes do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), visando a oferecer melhores recursos aos asmáticos por toda a rede pública de Saúde.


Uma das medidas é a distribuição gratuita de medicação inalatória, de alto custo, que, muitas vezes, inviabiliza o tratamento de muitos pacientes.



Leia mais...


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l