Pular para o conteúdo principal

MPF/MA exige da Funasa e União melhoria para saúde dos índios Guajajaras

MPF/MA exige da Funasa e União melhoria para saúde dos índios Guajajaras: "

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a União para que regularizem os serviços de saúde indígenas, prestados à etnia tenetehara/guajajara, que vive na terra conhecida por Terra Indígena Caru, na cidade de Alto Alegre do Pindaré e Bom Jardim. Em reivindicação pelas más condições de atendimento, os índios chegaram até a bloquear a estrada de ferro Carajás.


O MPF decidiu propor a ação após ter tomado conhecimento da interdição da estrada de ferro por índios da aldeia Maçaranduba. Eles ameaçavam destruir parte da rede ferroviária com a implosão de uma ponte, por onde passam trilhos da Companhia Vale do Rio Doce, localizada no município de Bom Jardim (próximo a Alto Alegre), caso os serviços aos índios não fossem regularizados.


A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) enviou ao MPF/MA as reivindicações dos indígenas por escrito, em grande parte relativas à saúde na região. Após auditoria do Ministério da Saúde (Denasus), o MPF verificou que as exigências eram procedentes.


Para o MPF/MA, está óbvia a carência dos serviços que devem ser prestados aos índios, direito que lhes é garantido pela Constituição. “Independentemente de qualquer juízo acerca da legitimidade das ações de protesto e dos meios escolhidos por parte dos indígenas, percebe-se que fica evidenciado o quadro de irregularidades e insuficiências que impossibilitam o acesso dos indígenas aos serviços de atendimento médico prestados”, declarou o procurador da República Alexandre Silva Soares, autor da ação.


Após uma inspeção na aldeia Maçaranduba, em março de 2009, o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), mostrou que os atendimentos oferecidos pelo Pólo Base de Santa Inês, responsável pela região, apresentavam deficiências estruturais; quanto ao transporte, medicamentos, pessoal (faltavam membros para as equipes) e de planejamento (os pacientes atendidos não tinham, sequer, direito a café da manhã e jantar). No município de São João do Caru, também de responsabilidade do Pólo de Santa Inês, foi realizada auditoria a pedido do MPF e os mesmos problemas foram constatados.


A Funasa comunicou ao MPF que tomaria as devidas providências para resolver os problemas apontados. No entanto, a atual manifestação indígena mostrou que eles continuam a sofrer com as deficiências de atendimentos que, destaque-se, são sempre as mesmas – mostrando com isso que parece não haver nenhuma ação para adequar os serviços ao que é estabelecido pelo próprio Ministério da Saúde.


Desse modo, o MPF quer urgentemente que a Funasa e a União adequem os estabeleciemntos do Pólo-Base de Santa Inês, que regularizem o fornecimento de remédios, que ofereçam as refeições em quantidades adequadas e meios de transporte suficiente para a demanda. O MPF quer, ainda, que a Funasa e a União, sejam condenadas na obrigação de fazer, no que diz respeito à atuação conjunta e solidária para a elaboração de um plano de reestruturação do Pólo-Base de Santa Inês em um prazo de 90 dias.


Ascom/Procuradoria da República no Maranhão



Leia mais...


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l