Pular para o conteúdo principal

A MISÉRIA DA POLÍTICA

A MISÉRIA DA POLÍTICA: "
'Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.'
'Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso.'
(Palavras de José Saramago, na apresentação pública do seu “Ensaio sobre a Cegueira”).

Fala-se muito do exército de miseráveis que inunda nosso país, estas figuras esquálidas e maltrapilhas estão cotidianamente agredindo nossas retinas no campo e nas cidades. Invadem as ruas, igrejas, restaurantes, lanchonetes e outros lugares de grande circulação mendigando um pouco de comida. As crianças povoam os semáforos implorando uma moeda, por vezes se contentariam com um gesto de educação, um sorriso, um bom tratamento.

Nesse ambiente os desvalidos estão prontos para exercer seu direito ao voto em troca de uma camisa, uns trocados, um pote, um filtro, o aviamento de uma receita médica ou mesmo pela ilusão de promessas fugidias de uma vida melhor. É um raro momento de êxtase, os miseráveis se vêem repentinamente lembrados e, como que obra de um artifício mágico, se acham de vez disputados por todos.

Uma amnésia aguda acomete aqueles que votam de tempos em tempos e nas próximas eleições já não lembram em quem escolheram para Vereador, Prefeito, Deputado, Senador, Governador ou mesmo Presidente da República. Eis os primeiros culpados, pois é do voto, do exercício responsável na política, de onde podem vir soluções para os problemas da política.

Diz-se pouco, entretanto, da origem disso tudo. No nosso caso a indigência econômica, deriva principalmente da pobreza da política. Os eleitos, que receberam os votos dos que vão esquecer em quem votaram serão também acometidos da amnésia de esquecer as promessas feitas nas campanhas eleitorais. De onde então, pode vir o dever de lembrar os políticos dos seus compromissos assumidos?

A resposta deveria vir primeiramente da sociedade civil organizada, da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, ABI – Associação Brasileira de Imprensa, da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, MNDH – Movimento Nacional de Direitos Humanos, e veio. Veio de uma forma singela oferecida pela iniciativa popular de lei prevista na Constituição da República. A Lei da ficha limpa, contra os fichas sujas, políticos sujos que vivem da política. O TSE carimbou a essência do ato normativo.

Poderia vir da imprensa, da mídia, mas parece que estão todos comprometidos ou então tomaram partido na luta política. Esqueceram assim, também o compromisso com a notícia, com a verdade jornalística que exige checar fontes; ouvir os diversos lados envolvidos; e, se não a neutralidade, porque não a opção pela isenção. A Imprensa tem donos.

Abro os jornais, a internet, ligo os rádios e a televisão e não encontro respostas contra a miséria da política. Só entrevejo exageros, linchamentos públicos, achincalhamento de toda ordem, assistimos à sociedade do espetáculo. Cabe por último aos intelectuais, poetas e artistas, sem niilismo, com uma boa dose de humor e outra de seriedade, por compromisso com a nação colocar o dedo na ferida.

Urge que haja resistência! Vamos renovar a política na Política! Não vamos votar nos velhos de corpo ou de espírito. Vamos todos dizer não aos que se reelegem sistematicamente na esquerda e na direita. Vamos dizer não a corrupção, ao fisiologismo, mas também ao personalismo e ao carreirismo. Vamos dizer não ao troca-troca de partidos políticos, que só querem cargos, empregos e dinheiro público. Por que tantos “não”? Porque precisamos fortalecer e dizer sim a DEMOCRACIA.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l