Pular para o conteúdo principal

Ministério Público participa de Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Maranhão

Ministério Público participa de Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Maranhão: "


Campanha do 12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – visa conscientizar sociedade sobre exploração que prejudica desenvolvimento físico, psicológico e emocional.


O Ministério Público do Estado do Maranhão, juntamente com as demais instituições que integram o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetima) lançarão a campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil nesta quinta-feira(10), durante uma Gincana Cultural que acontecerá no Pólo do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís (Semcas), na União de Mulheres da Cidade Olímpica.


A campanha está sendo promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Fóruns Nacional e Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e pega carona no espírito da Copa do Mundo de Futebol. Ela conta com o apoio do jogador Robinho, da Seleção Brasileira, que participou gratuitamente.



A proposta é que o Brasil, país mundialmente conhecido por seu desempenho esportivo e que será sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, ocupe, novamente, posição de vanguarda nas iniciativas de combate ao trabalho infantil e proteção das crianças.



O Fepetima realizará uma série de atividades de mobilização que se estenderá até o final do mês de junho, com distribuição de panfletos e cartões vermelhos com o slogan da campanha nacional nos estádios de futebol, durante as partidas do campeonato brasileiro, até atividades literárias em escolas públicas e assinatura de convênios para a prevenção e erradicação do trabalho infantil.



Números da exploração – Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD) de 2008, divulgados em setembro de 2009, indicam que no Maranhão existem cerca de 221 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 17 anos trabalhando, o que equivale a 11,95%. Com esse resultado o Maranhão ocupa o 9º lugar no ranking nacional de casos de exploração de trabalho infantil. Ainda segundo a PNAD, 80.700 crianças e adolescentes foram atendidas no PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Governo federal, no período de janeiro a agosto de 2009.



O que diz a lei – Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o adolescente não pode trabalhar até os 16 anos de idade, exceto quando, a partir dos 14 anos, o adolescente é aprendiz, uma forma de trabalho em que estão resguardados os direitos trabalhistas e previdenciários. Como aprendiz, o adolescente participa de um curso de aprendizagem profissional e depois pratica o que foi ensinado durante as aulas no ambiente de trabalho.



O ECA também assegura que adolescentes entre 16 e 18 anos podem trabalhar, desde que o trabalho não seja no período noturno (das 22h às 5h), perigoso, insalubre, realizado em locais que prejudiquem a formação do adolescente e o seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social. O trabalho não pode, também, atrapalhar a frequência do adolescente na escola.



No Maranhão, as denúncias de exploração do trabalho infantil podem ser feitas, de forma gratuita, através do telefone (98) 3213 1950, ou através do Disque 100, que abrange todo o território nacional.


Com informações da Agência de Notícias da Infância Matraca



Leia mais...


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l