Metrô de Teresina(PI) chega a Timon(MA) nesta terça-feira

Metrô de Teresina(PI) chega a Timon(MA) nesta terça-feira: "


Nesta terça-feira, dia 29, o governador do Piauí Wilson Martins e a prefeita de Timon, Socorro Waquim fazem a viagem teste que integrará os dois municípios através da Companhia Metropolitana de Teresina (CMT).“A vinda do Pré-Metrô de Teresina para o município de Timon irá beneficiar 20 mil pessoas diretamente”, essa é a visão do deputado federal Professor Sétimo (PMDB-MA), defensor do projeto que estende a linha de integração da locomotiva piauiense até as cidades maranhenses de Timon, Caxias e Codó.


Apesar de a linha ser estendida, ou seja, atender aos timonenses, não será cobrado nenhum valor a mais para os passageiros, ou seja, o valor será igual para aqueles que saírem do bairro Dirceu Arcoverde, ou seja, 0,50 centavos defendeu a prefeita.


A prefeitura entra na parceria adotando medidas para que a estação antiga construída no bairro Guarita seja adaptada e adequada para o embarque e desembarque do pré-metrô dentro dos aspectos estabelecidos na cidade de Teresina. “Iremos reformar a estação e dotá-la da capacidade técnica e arquitetônica para o embarque e desembarque de passageiros como está no projeto que encaminhamos ao então governador Wellington Dias, que agora é atendido pelo governador Wilson Martins”, informou a prefeita timonense, Socorro Waquim (PMDB).


Na opinião do presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público de Teresina, Marcos Silva, “a parceria foi um vitória do bom senso dos governadores Wilson Martins e Roseana Sarney”. Segundo Silva, a extensão até Caxias e Codó será feita até o final do ano de 2010. “Será um excelente presente de natal para os moradores”, afirma.


NOVA MÁQUINA


Na semana passada o governador Wilson Martins visitou o pátio de manobras do metrô de Teresina. O objetivo era conferir como está o andamento da reforma e construção de novos vagões para uma nova linha de metrô que será instalada em Teresina. Os novos vagões, agora mais leves, podem atingir uma maior velocidade chegando a até 100 Km/h. Eles têm capacidade para transportar até 350 passageiros.


“Com esse novo trem poderão ser transportados até 45 mil passageiros por dia nas vias férreas de Teresina. O tempo de espera entre um trem e outro agora cairá de 30 para 15 minutos nas plataformas de embarque e desembarque”, declara Marcos Silva, presidente da Companhia de Metrô de Teresina. Os novos investimentos somam a ordem de R$ 5 milhões e têm como finalidade levar os novos trens até outras cidades como Altos, Timon, Codó e Caxias no Maranhão.


O número de passageiros transportados pelo novo trem equivale a cerca de 13 ônibus coletivos. Com isso, se todos os quatro trens funcionarem normalmente será o equivalente a 50 ônibus coletivos em número de passageiros transportados.


Ascom/Prefeitura de Timon



Leia mais...


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos