Pular para o conteúdo principal

”Idoso deve denunciar quando se sentir agredido” alerta Ciapvi

”Idoso deve denunciar quando se sentir agredido” alerta Ciapvi: "

A Campanha contra a violência ao Idoso foi lançada nesta segunda-feira, e vai até o dia 14.



SÃO LUÍS – Foi lançada, nesta segunda-feira (7), no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA – Praia Grande), a edição maranhense 2010 da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, que em todo o Brasil antecipa a programação alusiva ao Dia de Conscientização Mundial da Violência Contra a Pessoa Idosa.


O evento é coordenado pelo Centro de Apoio e Prevenção contra a Violência à Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, que desenvolve programas e atividades direcionados ao protagonismo do idoso e à assistência e acompanhamento jurídico de pessoas da terceira idade.


Participaram da abertura o novo defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho; o promotor de Defesa do Idoso, Paulo Roberto Barbosa Ramos; a titular da Delegacia do Idoso, Rosa Maria Castro Campos; os presidentes dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos do Idoso, Marcos Passinho e Ivaneide Giacomini, respectivamente; o representante da Comissão de Direito Humanos da OAB, Diogo Cabral; secretário-adjunto de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Oduvaldo Cruz; além de representantes de outra instituições e entidades envolvidas com a causa como o Sesc, Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), Programa de Ação Integral ao Aposentado, entre outros.


- A Defensoria tem participado ativamente da Rede de Proteção do Idoso por meio de uma atuação multidisciplinar que abrange a defesa do idoso em juízo, buscando também soluções de conflitos, junto ao nosso Núcleo de Defesa a Pessoa Idosa, promovendo também curso de capacitação de conselheiros e cuidadores de idosos e acompanhamento psicossocial”, ressaltou defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho.


A programação prossegue à tarde, também no auditório da Defensoria Pública, com realização de colóquio com os profissionais das Instituições que formam a Rede de Defesa do Idoso sobre o tema “Formas de Enfrentamento da Violência”. As atividades se encerram com as discussões das propostas institucionais e pactuação das estratégias de enfrentamento.


Envelhecimento


Segundo levantamento feito pelo Ciapvi/MA relativos a janeiro e maio junto à Delegacia do Idoso, dentre os tipos de crimes cometidos contra a pessoa idosa destacam-se os referentes a ameaças, maus tratos, furto, danos materiais, constrangimento ilegal, perturbação da tranquilidade, empréstimo consignado, violação de domicílio, fraude, roubo, violência física, psicológica e sexual.


- Quem sofrer alguma violência e quiser fazer a denúncia, pode procurar a Defensoria Pública, as delegacias do idoso, os conselhos municipais e estaduais do idoso e a Promotoria do Idoso. Embora cada cidade possua sua própria rede, nós atendemos às demandas de São Luís e dos municípios do nosso estado – recomendou a assistente social do Centro de Apoio e Prevenção contra a Violência à Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, Isabel Lopzic.


Programação


Nesta terça-feira (8), o Ciapvi realizará palestra no Seminário Multidisciplinar sobre Educação, Saúde e Envelhecimento do Colun “O cenário do idoso no Maranhão e o papel das Políticas Públicas”. Na quarta-feira (9), a equipe estará mobilizada na Secretaria de Estado de Saúde e em atividade de panfletagem da Delegacia de Proteção do Idoso, que acontecerá nos terminais de integração de São Luís, nos hospitais e agências bancárias. A apresentação da peça “Violência deixa marcas”, do grupo de idosos protagonistas do Ciapvi, levará as discussões sobre a temática para a área de vivência do Sesc Deodoro, na quinta-feira (10).


A campanha se encerra no dia 14 de junho, na Praça Nauro Machado, um dia antes da data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa.


Fonte: imirante

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l