Governadora abre São João do Maranhão nesta sexta

Governadora abre São João do Maranhão nesta sexta: "


A festança vai começar nos terreiros da Ilha de São Luís. O “São João do Maranhão: a mais bonita festa popular do Brasil” será aberto oficialmente pela governadora Roseana Sarney, nesta sexta-feira (11), às 16h, no Arraial da Lagoa. A programação junina, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), prosseguirá até o dia 4 de julho.


A governadora Roseana Sarney destaca a importância da festa, que hoje extrapola o viés cultural. “As nossas manifestações folclóricas se preparam o ano inteiro para garantir o brilho característico da festa junina do Maranhão e o Governo do Estado, mais uma vez, incentiva esse envolvimento popular e reverência às nossas tradições e costumes. O São João, hoje, também tem reflexo em outros setores, mexe com a economia e gera trabalho e renda para nosso povo”, ressaltou.


O roteiro do São João terá datas diferenciadas nos 29 espaços preparados para a festa. No Arraial da Praia Grande, a programação começa nesta sexta-feira (11) e vai até o dia 30 de junho. No Arraial da Lagoa (promovido pela Liga Independente de Bumba-meu-boi, com apoio do Governo do Estado), de sexta (11) a 4 de julho. No Ceprama, Vila Palmeira e Viva Renascença, de 18 a 30 de junho. Nos demais terreiros será de 23 a 29 de junho.


As atrações desta sexta-feira (11) prometem movimentar a cidade. Além do Arraial da Lagoa, as apresentações vão começar, nesta sexta-feira (11), no Arraial da Praia Grande, que congrega três pontos (Nauro Machado, Canto da Cultura e Casa do Maranhão). Na Praça Valdelino Cécio, o som pé-de-serra ficará por conta de Forró Bom Demais e de Pedrinho da Vila Nova.


Antes, às 17h, haverá mais um Cortejo Junino, com presença de 12 manifestações populares. A concentração é na Praça Deodoro (em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite), de onde os grupos saem em desfile até a Praça Nauro Machado.


O cortejo terá a participação da Dança Portuguesa Mensageiro de Portugal, Quadrilha Sai Quem Quer da Cohab, Boi de Axixá, Boi de Apolônio, Boi Unidos Venceremos, Companhia Folclórica Sotaque, Boi do Ceic, Boi de Morros, Boi Lírio de São João do Rosário, Coco Babaçu do Maranhão, Grupo Gdam e Boi União da Baixada do Monte Castelo.


Diferencial



Neste São João, um diferencial é o espaço exclusivo para segmentos artístico. O Canto da Cultura (esquina da Secma, na Praia Grande) está reservado para os shows musicais de maranhenses. A programação começa às 19h e cada artista e/ou grupo musical terá uma hora para se apresentar. Ao todo, serão seis shows por noite.


Na Nauro Machado e na Casa do Maranhão, acontecerão apresentações de grupos de bumba-meu-boi de todos os sotaques, quadrilhas, danças portuguesas, cacuriá, tambor de crioula e dança do coco, entre outras manifestações que fazem parte da cultura popular maranhense. As apresentações começam às 18h e vão até 1h da manhã.


O Arraial da Lagoa, a exemplo de anos anteriores, será dedicado aos grupos de bumba-meu-boi, sendo que em algumas noites haverá abertura com manifestações da cultura popular. Na noite desta sexta-feira (11), haverá apresentação da Dança Portuguesa Nova Geração e dos Bois da Lua, Axixá, Barrica, Maracanã, Morros e Maioba.


Programação_Lagoa


Fonte: Governo do Maranhão



Leia mais...


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini