Pular para o conteúdo principal

ESTADO MAIOR - Terça-feira

ESTADO MAIOR - Terça-feira: "

do BLOG DO JONI ROCHA

Passo maior que o pé

Ganhou corpo ontem, nos bastidores do meio político, o rumor, intensamente repetido, dando conta de que o deputado federal Flávio Dino (PCdoB) teria arquivado seu projeto de candidatar-se ao Governo do Estado nestas eleições.

A decisão teria sido tomada depois que o pedetista Jackson Lago fechou questão e mandou avisar que não abre mão da sua candidatura. (Vale lembrar que não há uma só palavra oficial sobre o assunto, mas somente informações de fontes partidárias, a maioria com credibilidade).

Se dando um peso político que ainda não tem, Flávio Dino jogou pesado em duas frentes. Na primeira, tentou ser ungido candidato do PT, contrariando a orientação do presidente Lula e da direção superior do partido. Perdeu, incluindo no seu currículo a anotação de que fez de tudo para alimentar a cizânia no braço maranhense do PT. Derrotado na primeira frente, partiu para armar uma situação improvável dentro do arraial partidário formado por PDT, PSDB, PTC e PPS. Propôs, nada menos, que Jackson Lago se retirasse da disputa e todos se unissem em torno do seu nome. A proposta foi simplesmente rejeitada por todos, que a consideraram fora de sentido.

No grupo tucano-pedetista, as vozes mais autorizadas chegaram a afirmar que se Lago não puder ser candidato, outro nome será lançado.

Flávio Dino não está entre as alternativas, que podem ser, primeiro, o tucano Edson Vidigal e, segundo, o deputado federal Roberto Rocha, ambos candidatos ao Senado. Agora, contanto apenas com o PCdoB e o PSB, Dino amarga uma situação de isolamento partidário. E com problemas internos graves, a começar pela visível insatisfação do ex-governador José Reinaldo, cujo projeto senatorial perde substância numa chapa sem candidato a governador. Isso sem contar o fato de que o comunista esnobou a oportunidade de ser candidato a senador numa aliança com o PMDB e o PT, e agora vê minado o campo da corrida para deputado federal.

Como se vê, a situação do comunista é complicada.

Clima

Não é sequer amistoso o clima entre o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) e o ex-ministro Edson Vidigal (PSDB). Tavares tenta minar a candidatura de Vidigal ao Senado, para se tornar a segunda opção da coligação PDT/PSDB. Vidigal reage batendo forte no ex-aliado, também fazendo o que pode para que o projeto senatorial de Tavares vá para as cucuias.

Fogo!

Diante do incêndio nas relações Edson Vidigal/José Reinaldo Tavares, alguns bombeiros entraram em campo. Segundo um deles, com frieza singular, Tavares faz de conta de que não existe qualquer problema entre os dois. Já Vidigal, que anda carente de holofotes e apoio, não economiza adjetivos quando se refere ao ex-governador.

“Nos calos”

A irritação de José Reinaldo Tavares não se limita a Edson Vidigal. O ex-governador anda “nos calos” com o ex-governador Jackson Lago, por acreditar que o pedetista nada está fazendo para apoiar sua candidatura. E o fato visível é que Lago não está mesmo dando bola para o projeto senatorial de Tavares.

Não, não!

Ao final da convenção de sábado, o prefeito João Castelo (PSDB) teria convidado Jackson Lago (PDT) e aliados para uma comemoração no Arraial da Praça Maria Aragão. Diante do convite, assessores de Lago teriam entrado em ação para desmotivar a incursão junina proposta pelo prefeito. Motivo da reação: não queriam que Lago corresse o risco de ser alcançado por uma eventual vaia.

Aguardando

É de forte expectativa o clima nos bastidores do braço maranhense do DEM. Os seis deputados estaduais - Max Barros, Tatá Milhomem, Raimundo Cutrim, Chico Gomes, Antônio Pereira e César Pires - já firmaram posição contrária a qualquer aproximação com a coligação PDT/PSDB. E acreditam que até amanhã a direção nacional dará um desfecho favorável às suas expectativas.

No comando

O deputado federal Sarney Filho lidera a chapa do Partido Verde nas eleições deste ano. O partido não terá candidato a governador nem a senador, mas terá uma chapa de peso à Câmara Federal e à Assembléia Legislativa. No plano estadual, os deputados Vitor Mendes e Carlos Filhos comandarão o grupo.

Projeto

Os tucanos tentaram emplacar Lula Almeida, ex-secretário estadual de Minas e Energia e hoje um dos homens fortes da Prefeitura de Imperatriz, como vice do pedetista Jackson Lago. Mas o projeto naufragou quando foi lembrado que Almeida está muito encrencado com denúncia de corrupção em processo ainda não resolvido. A iniciativa teria contado com o aval do prefeito Sebastião Madeira.

Como previsto

A Executiva estadual do PSol conseguiu ontem o que havia projetado desde o início das articulações com o PCB: conseguiu a cabeça da chapa para o professor Saulo Arcângelli. Falta agora o PCB realizar a sua convenção para definir o vice, que deve ser Marcos Igreja, velho de guerra nas disputas eleitorais. Não se sabe ainda se a coligação vai lançar candidatos ao Senado.

No aguardo

Dirigentes do PTB e do PP ainda aguardam uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se podem lançar candidatos avulsos ao Senado. No PTB, a intenção é garantir o nome do ex-prefeito de Santa Luzia do Paruá e coronel aposentado Riod Ayoub, enquanto no PP a perspectiva é homologar a indicação do Pastor Bel, da Assembléia de Deus. Os dois partidos integram a coligação que apóia a candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB) à reeleição.

Na estrada

O ex-secretário Luciano Moreira, que deixou o cargo para disputar uma vaga na Câmara federal pelo PMDB, está com o pé na estrada. Ontem, ele assistiu à partida em que o Brasil venceu o Chile no município de Belágua, acompanhado do prefeito Adalberto do Nascimento. Após vibrarem muito com a vitória da Seleção, Moreira e o prefeito reuniram-se para discutir os problemas da região.

E MAIS...

Qualquer que seja o desfecho da crise com o DEM, a governadora Roseana Sarney avisa que os deputados do partido terão o seu apoio político e pessoal.

O deputado federal Pedro Fernandes tem usado intensa e competentemente os espaços do PTB na TV. Com informações boas e úteis para o Maranhão.

No caminho de volta à Assembléia Legislativa, Manoel Ribeiro (PTB) avalia que a coligação da governadora Roseana Sarney será bem-sucedida nas urnas.

Candidato ao Senado, o vice-governador João Alberto tem dito que não há tempo a perder: quer percorrer todas as regiões do estado durante a campanha.

A governadora Roseana Sarney vibrou ontem com a vitória do Brasil sobre o Chile.

Coluna Estado Maior - Jornal O Estado do Maranhão

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l