Educação será o carro-chefe do plano de Roseana

Educação será o carro-chefe do plano de Roseana: "Por Waldirene de Oliveira
Jornal O Estado do Maranhão
Um arrojado programa educacional e a consolidação do processo de reestruturação do sistema de saúde serão destaques do plano de governo que a governadora e candidata à reeleição Roseana Sarney (PMDB) apresentará à população durante a campanha eleitoral deste ano, a partir do próximo dia 6.

O projeto está sendo construído com a participação dos partidos que compõem a coligação 'O Maranhão Não Pode Parar' e será concluído até o fim desta semana.

'Vamos levar para as ruas um novo projeto de governo para o Maranhão, ampliando as ações e programas que muitos benefícios já trouxeram para a nossa população. Estamos elaborando nosso programa, que só ainda não está pronto porque quero que tenha a contribuição de todos os partidos que fazem parte da nossa coligação. É trabalhando assim, juntos, na cabeça e no coração, que vamos ganhar esta eleição', anunciou a governadora, durante a convenção em que foi oficializada candidata, quinta-feira passada.

De acordo com a coordenação da campanha, a intenção da governadora é promover uma mudança efetiva e revolucionária na área educacional, visando a preparar a população para um novo cenário econômico e social decorrente dos grandes investimentos previstos no estado.

O plano, segundo Roseana Sarney, abrangerá uma reforma completa no sistema educacional, incluindo a implantação de escolas em tempo integral, melhores salários e cursos de aperfeiçoamento profissional para os professores, e modernas instalações escolares. 'Recebemos a educação totalmente desorganizada, tivemos que adotar medidas emergenciais, mas, em um ano, não foi possível fazer tudo o que gostaríamos. É esse quadro que pretendemos mudar', acrescentou ela.

Investimentos - Também terão continuidade o processo de reestruturação do sistema de saúde - que é um dos serviços públicos mais reclamados pelos maranhenses -; os investimentos na infra-estrutura básica, para atender ao aumento da demanda por abastecimento d'água e energia elétrica, estradas e habitação, decorrente da instalação de grandes empreendimentos no estado; e a capacitação profissional.

Além dos 72 hospitais do programa “Saúde é Vida” que serão construídos até o fim do ano, a governadora adiantou que já está acertada com o Governo Federal a construção de mais três hospitais de alta complexidade, ano que vem, nos municípios de Imperatriz, Caxias e Pinheiro. “Vamos dar continuidade a essa verdadeira revolução no setor, para que o Maranhão tenha a saúde que nunca teve”, promete ela.

A área social é outra prioridade na elaboração do plano de governo de Roseana. Entre as ações previstas estão a construção de restaurantes populares no interior do estado e a ampliação do programa Meu Primeiro Emprego, para também atender universitários e jovens portadores de necessidades especiais.

'Esse planejamento visa a dar respostas efetivas no momento em que o Maranhão está inserido no processo de desenvolvimento econômico e social do país', conclui o deputado Ricardo Murad, um dos coordenadores da campanha.

Cenário é de desenvolvimento

O plano de governo de Roseana Sarney para um novo mandato leva em consideração o cenário de franco desenvolvimento do Maranhão, nos próximos anos. Na avaliação da governadora, o estado vive um momento único em sua história. 'Na economia, posso garantir que o Maranhão nunca esteve tão bem, com tantos investimentos, tantas obras e tantas oportunidades de emprego de qualidade', destacou ela, durante a convenção que homologou a sua candidatura à reeleição.

Segundo a governadora, o incentivo dado a novos projetos fez com que as empresas locais passassem a investir mais na produção, e o estado também conseguiu atrair grandes empresas, que estão investindo bilhões de reais no Maranhão. 'A refinaria da Petrobras deixou de ser um sonho e já está sendo construída. Estamos batendo recordes na geração de empregos com carteira assinada em todos os setores, e na planilha de investimentos do governo estão garantidos mais de R$ 100 bilhões em novos projetos, com a geração de 237 mil empregos nos próximos cinco anos', discursou Roseana.

Diante desses investimentos, a qualificação profissional passou a ser uma das prioridades no plano de governo, que já prevê a oferta de 67 cursos profissionalizantes, em parceria com o Governo Federal. A intenção é evitar que os novos postos de trabalho não sejam ocupados pelos maranhenses.

'Queremos continuar trabalhando para fazer a economia do nosso estado crescer cada vez mais, baseado nos princípios da sustentabilidade e do manejo responsável dos nossos recursos naturais. Vamos nos manter unidos para que o Maranhão aproveite as oportunidades desse novo tempo de esperança , otimismo e confiança no futuro', enfatizou Roseana.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini