Pular para o conteúdo principal

Deu no Globo: Poeta Salgado Maranhão, de Caxias, tem obra completa lançada em livro

Deu no Globo: Poeta Salgado Maranhão, de Caxias, tem obra completa lançada em livro: "

De O Globo:


Analfabeto até 15 anos, Salgado Maranhão foi massoterapeuta de Senna

Analfabeto até 15 anos, caxiense foi massoterapeuta de Senna


Rio – É um impressionante trajeto, o de Salgado Maranhão. Com muitas vertentes. Do povoado de Cana Brava das Moças (no município de Caxias, no Maranhão), onde nasceu, em 1953, à Universidade de Brown, em Providence, Rhode Island, nos EUA, onde, em 2007, teve a sua poesia estudada. Ou, então, de Teresina, Piauí, onde chegou, aos 15 anos, analfabeto, e descobriu a literatura, ao lançamento de “A cor da palavra” (Editora Imago), volume com sua obra completa – “Até agora”, frisa ele -, nesta quarta-feira, dia 9, na sede da Finep, na Praia do Flamengo.


Será um evento multimídia, com curadoria do poeta Carlos Dimuro (também responsável pelas comemorações dos 80 anos de Ferreira Gullar, conterrâneo e amigo de Maranhão), que terá exposição iconográfica, culinária típica de sua terra e atores e cantores como Zezé Motta, Zeca Baleiro, Camila Pitanga, Cássia Kiss, Alcione, Elba Ramalho e João Donato, entre outros, interpretando algo de sua produção literária.


- Sou um autêntico filho da casa-grande e da senzala – diz Maranhão, num restaurante da Urca, onde vive, revelando um pouco mais de sua admirável história de superação e afirmação. – Meu pai, da oligarquia local, com parentes que governaram o estado, era comerciante e administrador da fazenda onde minha mãe trabalhava. Primeiro filho homem, após três filhas bem mais velhas de seu casamento oficial, ele quis me levar para casa, mas minha mãe não aceitou, dizendo que “quem doa os filhos é cadela”.


E Maranhão foi muito além. A obra agora reunida – sete títulos editados num período de 30 anos, um deles, “Mural de ventos”, vencedor do Prêmio Jabuti de 1999, e poemas já traduzidos para inglês, francês, alemão, espanhol e holandês – impressiona muita gente do meio. Como o escritor e ensaísta Silviano Santiago, que identifica nela a marca de um “poeta autêntico” em meio à diluição contemporânea.



Salgado Maranhão casa- Nesses anos em que o poeta se tornou fabricante de versos à cata de emoções, quando não à cata de mercado e de fama, é salutar a presença de Salgado Maranhão no panorama da poesia brasileira. É poeta que extrai a expressão poética da autenticidade da vida. Poesia é vida. Vida é poesia – diz Santiago.


A infância e a adolescência foram difíceis, mas o poeta tem boas lembranças dos tempos com a mãe. Além do trabalho no campo – “Entre as plantas que cultivávamos estava a maconha, usada como chá para a digestão. Só no Rio, nos anos 70, usei-a por algum tempo para fumar e viajar” -, a camponesa Raimunda Salgado dos Santos era muito ligada às tradições culturais do Nordeste:


- Em nossa casa sempre recebíamos os cantadores, os poetas de cordel. Isso me marcou para o resto da vida.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l