Pular para o conteúdo principal

Confirmada aliança do PT com o PMDB no Maranhão

Confirmada aliança do PT com o PMDB no Maranhão: "

RoseanaDécio Sá


Da editoria de Política


Por 43 votos a 30 e uma abstenção, o Diretório Nacional do PT decidiu ontem que o partido apoiará a candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB) nas eleições deste ano, no Maranhão. Até o próximo dia 24, data da convenção que homologará o nome da governadora, será definida a participação do PT na chapa majoritária. O mais provável é que a legenda indique o candidato a vice-governador.


A reunião de ontem, em Brasília, durou cerca de quatro horas. A pré-candidata Dilma Roussef (PT) esteve na abertura do encontro. Antes da decisão pró-Roseana, os membros do Diretório Nacional decidiram anular o encontro do partido no estado que havia definido, em março, a coligação com o PCdoB em torno da pré-candidatura do deputado federal Flávio Dino.


A aliança PT/PMDB foi defendida, em discurso, pelo presidente do partido, José Eduardo Dutra; pelo secretário de Comunicação, André Vargas; pelo ex-presidente da legenda, Ricardo Berzoini; e pelo deputado federal José Genoíno (SP).


Durante reunião da corrente Construindo Um Novo Brasil (CNB), na quinta-feira, José Eduardo Dutra chegou a ler trechos de artigos do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), principal aliado de Flávio Dino, com ataques a Dilma e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para justificar o acordo com o PMDB.


Genoíno lembrou que Roseana, antes de assumir o governo do Maranhão, foi líder do governo no Congresso e o senador José Sarney, presidente do Senado, esteve ao lado do Lula durante a crise do mensalão.


“Estamos preocupados é com a chance de Dilma colocar 2 a 3 milhões (de votos) de frente no Maranhão. A melhor forma é ter um palanque que assuma integralmente a candidatura de Dilma, que é o palanque da Roseana”, afirmou o ministro Alexandre Padilha (Articulação Política), pouco antes da divulgação do resultado.


Convocação - A governadora Roseana Sarney disse ter recebido com “humildade” e “tranqüilidade” a decisão do PT. Ela embarcou ontem para Brasília, onde participa hoje da convenção nacional do PMDB.


Roseana afirmou ainda que a coligação encabeçada por ela estará aberta a todas as correntes do partido, inclusive as que foram contrários à aliança. “Ninguém terá tratamento privilegiado”, declarou. Ela convocou os petistas locais a se engajarem no esforço de dar uma grande votação a Dilma no estado.


Dirigentes maranhenses contrários à aliança tentaram criar fatos no sentido de comover os dirigentes nacionais, sem sucesso. O líder camponês Manoel da Conceição tentou iniciar uma greve de fome no auditório da sede do partido, mas foi impedido de entrar no local.


Delegados que apareceram em órgãos de imprensa em nível nacional dizendo terem recebido propostas monetárias para apoiar a aliança com o PMDB, mesmo não provando as denúncias e até sendo desmentidos por fatos surgidos após o episódio, também estavam na sede do PT, mas foram ignorados. “A estratégia foi pela aliança. O melhor para Dilma é estar neste palanque (de Roseana), mas nós respeitamos as diferenças”, disse José Eduardo Dutra.


O deputado Domingos Dutra anunciou que não disputará as eleições deste ano, encerrando sua carreira política.


Em nota distribuída à imprensa, Flávio Dino lamentou a decisão do Diretório Nacional e reafirmou que manterá sua candidatura mesmo sem o apoio do PT. Ele também agradeceu o apoio do PSB, da direção nacional do PCdoB e dos militantes petistas.


A decisão


Resolução DN 10/06/2010 – Política de Alianças no Maranhão


Considerando as diretrizes estabelecidas no 4º Congresso Nacional do PT que definiu como objetivo principal de 2010 a vitória na eleição presidencial, com a candidatura da companheira Dilma Rousseff, para dar continuidade aos avanços do projeto democrático e popular liderado pelo Presidente Lula;


Considerando que o 4º Congresso estabeleceu, ainda,a respeito das eleições estaduais, que é de competência da direção nacional a deliberação, em última instância, sobre as questões de tática e alianças nos Estados;


Considerando a importância do PMDB na base aliada do nosso governo e na composição da coligação eleitoral nacional para as Eleições 2010;


O Diretório Nacional RESOLVE:


1. Aprovar a coligação estadual majoritária com o PMDB no Estado do Maranhão e à candidata ao Governo do Estado, Roseana Sarney;


2. Determinar à Comissão Executiva Estadual do PT do Maranhão, na realização de sua Convenção Oficial para a escolha de candidatos e aprovação de coligações às próximas eleições gerais, a observância das diretrizes estabelecidas na presente Resolução, em consonância às normas legais, bem como às normas estatutárias definidas no Capítulo I do Título V do Estatuto do PT.


Brasília, 11 de junho de 2010


Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.


(O Estado do Maranhão)

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l