Coluna UDES CRUZ, veiculada, simultaneamente, nos jornais ATOS E FATOS e O QUARTO PODER, edições de 15/06/2010

Coluna UDES CRUZ, veiculada, simultaneamente, nos jornais ATOS E FATOS e O QUARTO PODER, edições de 15/06/2010: "

________________________________________

TCE É ÓRGÃO SÉRIO

Notícia veiculada, inclusive neste jornal , informando que o Tribunal de Contas do Estado-TCE do Maranhão estaria sob suspeita por não ter incluido o nome da ex-prefeita Gleide Santos (PMDB), do município de Açailândia, na lista de inelegíveis, no último dia 27 de maio, não tem fundamento. Primeiro porque o TCE tem até o dia 05/07/2010 para informar os nomes dos gestores que estão na lista negra das contas desaprovadas. O que ocorreu é que o TCE encaminhou, a pedido do Ministério Público, antecipadamente, uma lista preliminar em que não estava incluído o nome da ex-prefeita.

Em 14/05/2009, a Câmara Municipal de Açailândia comunicou ao TEC a desaprovação das contas da prefeita Gleide Santos, que foi lida em sessão do Tribunal de Contas no dia 20/05/2009.

Por outro lado, as contas da ex-prefeita Gleide Santos não estavam no sistema eletrônico por que ela exerceu o mandato de prefeita no período de janeiro a outubro de 2003. Assim, suas contas estavam juntas com as de Jeová Alves, também, prefeito de Açailandia.

A ex-prefeita Gleide Santos está, sim, na lista negra do TCE.

Como eu conheço o trabalho do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, sei que, ali, não é dispensado nem parentes muito próximos de conselheiros que ocupam cargos importantes no mesmo tribunal.


CLEIDE COUTINHO COM DINO

Cleide Coutinho, deputada do PSB e esposa do prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, é o nome quem vem sendo discutido para ocupar a vaga de candidata a vice-governadora, na chapa de Flávio Dino.


ROSEANA EM 1º LUGAR EM S. LUIS

A governadora Roseana Sarney distribui sorriso largo com resultados de pesquisas eleitorais, guardadas em sigilo, em São Luis, mas não registradas no TER. A coluna, entretanto, apurou que ela está contente por conseguir 17 pontos à frente. O fato de ter sido bem colocado na disputa pela Prefeitura de São Luis, coloca Flávio Dino logo atrás de Roseana, enquanto o ex-governador Jackson Lago estaria situado na terceira posição, com quase 15 pontos.


GOVERNADORA PERDE EM 16

Em cerca de 26 municípios maranhenses, a governadora Roseana Sarney não vai bem das pernas. Começa em Imperatriz, passando por Açailândia e vai até Porto Franco a relação de municípios em que a Oposição bate na governadora.Assim. o grupo Sarney , se as eleições fossem hoje, venceria em 190 municípios maranhenses. Se a Oposição não mudar o quadro vai perder.

DEM NÃO FAZ CONVENÇÃO JUNTO

O Diretório Nacional do DEM está orientando o a direção estadual, no Maranhão, a não participar da convenção que o PMDB e outras siglas farão dia 24 próximo , em São Luis, para selar as candidaturas do grupo Sarney. O deputado Clovis Fecury, prisidente do DEM , neste Estado, será obrigado a obedecer os ditames da direção nacional.


CASTELO COM ALTA REJEIÇÃO

Por culpa de seus assessores, o prefeito João Castelo tem reprovação de 69.6 % da população de São Luis. O prefeito tem que despertar.

ZÉ REINALDO É FEDERAL

O ex-governador José Reinaldo deverá ser mesmo é candidato a deputado federal. Levantamentos feitos por especialistas dão conta de que ele não passa dos 5% na preferência da população de São Luis.

Como candidato a deputado federal, ele estaria bem posicionado na região tocantina.


DÚVIDAS SOBRE JACKSON LAGO


O professor de Direito Eleitoral da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, e assessor jurídico do Tribunal Regional do Maranhão, Flávio Braga, entende que o ex-governador Jackson Lago é elegível. O ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal concorda com ele. O advogado Daniel Leite, também, garante que Jackson é elegível.

Por sua vez, o professor Marcos Lima, também jurista, garante que Flávio Braga, Daniel Leite e Edson Vidigal estão completamente equivocados. Ele assegura que Jackson, na atual situação, está inelegível.

Petistas com José Sarney

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu sexta-feira, em seu gabinete, um grupo de petistas comandado pelo presidente da legenda, Raimundo Monteiro. Estiveram na reunião, também, os secretários de estado José Antonio Heluy, Edmilson Santos, o ex-deputado Washington Luiz, Evandro Souza, Joab Jeremias, Mundico Teixeira e Rodrigo Comerciário.

DUTRA, GREVE COM CÔCO E CEREAIS

Comentam que depois da água de côco, o deputado Domingos Dutra (PT-MA), que continua em greve de fome no plenário da Câmara, em Brasília resolveu ampliar seu cardápio para guloseimas como cereais. Ele iniciou o protesto na sexta-feira passada (11) após o diretório nacional do partido decidir que os petistas no estado devem apoiar a reeleição de Roseana Sarney.

Pelo visto, Dutra não está sendo levado a sério.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini