Coluna UDES CRUZ, veiculada nos jornais Atos e Fatos e O Quarto Poder, bem como nos portais O Quarto Poder de Ribamar e Rosário- Edição do dia 24/06/2010

Coluna UDES CRUZ, veiculada nos jornais Atos e Fatos e O Quarto Poder, bem como nos portais O Quarto Poder de Ribamar e Rosário- Edição do dia 24/06/2010: "

TENDÊNCIA DO DEM É

COLIGAR COM O PSDB

Engrossa o caldo para o pessoal que integra o DEM, no Maranhão, na medida em que não é resolvido o problema da não coligação do DEM com o PMDB de Santa Catarina. Assim, o caminho mais certo que, no Maranhão , o DEM seguirá será o da coligação com o PSDB de Roberto Rocha, Madeira e Castelo.

Comentam observadores político que há um tempero forte que está levando o DEM maranhense a coligar com o PSDB. Trata-se de uma “vingança” do ex-senador Jorge Bornhasen, liderança forte do DEM, contra o senador José Sarney. Assim, o DEM maranhense será forçado a coligar com o PSDB. Ou o DEM coliga com o PSDB , ou disputa sozinho e leva ao brejo todos os seus candidatos a cargos eletivos.

Alcançado, ontem, em São Paulo, onde acompanha cirurgia de um familiar, o presidente do DEM no Maranhão, deputado Clovis Fecury, disse que espera que haja uma solução que não prejudique os membros maranhenses do partido. Ele afirmou que por todo o dia de hoje o problema do Democratas deverá ser resolvido.

Enquanto uns afirmam que o DEM vai coligar com o PSDB, outros asseguram que a coligação será mesmo com o PC do B . de Flávio Dino.

DILMA ROUSSEF VENCE SERRA


,

Pesquisa Ibope divulgada ontem (23), em Brasília, mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 40% e o candidato do PSDB, José Serra, com 35% na corrida eleitoral pela Presidência da República. Marina Silva (PV) tem 9% das intenções de voto, segundo o levantamento, encomendado ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Nos últimos dias, o candidato do PSDB, José Serra, vem despencando dos altos índices que já conquistou num passado recente. Da forma como se comportam os números, Dilma vencerá facilmente a peleja, pela força desmedida do presidente Lula.

Anjo da Guarda tem novo hospital


A governadora Roseana Sarney entregou ao povo a primeira de dez Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que serão entregues em todo o estado. A unidade, que vai funcionar no Anjo da Guarda, na área Itaqui Bacanga, promete contribuir para a maior agilidade e eficácia ao atendimento de casos de urgência e emergência e no desafogamento dos prontos-socorros e hospitais da capital..

Para reduzir os problemas dos que procuram socorros médicos, em São Luis, informa Roseana Sarney que serão oferecidos serviços de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico 24h por dia, além de serem resolvidos problemas como pressão alta, febre, cortes e queimaduras. Também serão feitos os primeiros atendimentos para enfarte ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

JULGADA CASSAÇÃO DE ELISEU

E por falar em Eliseu Moura, os moradores de Pirapemas estão esperando a decisão da desembargadora Anildes Cruz, que deverá julgar a cassação do prefeito daquele município. Ele foi cassado por 7, dos 9 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Pirapemas.

CONDENADO PELA CGU

Além de ser casado pela Câmara de Vereadores, o prefeito de Pirapemas, Eliseu Moura, foi considerado culpado pela Controladoria Geral da União-CGU, que fiscalizou o município, logo depois que o prefeito foi cassado pela câmara.

Fraco protesto contra corrupção

Militantes das mais diferentes entidades sociais, representando municípios de todas as regiões do Maranhão, marcharam da entrada do bairro do Maracanã, Km 15 da BR-135, até a sede da Procuradoria-Geral da Justiça, no centro de São Luís, numa demonstração clara da indignação do povo maranhense contra a corrupção.

Só que o número de participantes era muito pequeno. Vi, no movimento, um grupo de pessoas de Pirapemas, que estavam protestando contra o prefeito Eliseu Moura.


. COLIGAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO


A movimentação é intensa nos partidos, em relação às coligações proporcionais, nos últimos dias.. No grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB), o “chapão” deverá ser formado pelo PMDB/PTB/PV e uma das duas “chapinhas” terá o PTdoB/PRP/PRTB/PR/PTN/PSDC. Deve sair ainda hoje o resultado sobre a participação, ou não, do DEM no grupo sarneysista.

MPE à espera dos fichas-sujas

Será intenso, também, o trabalho do Ministério Público Eleitoral (MPE) para impedir possíveis candidaturas de políticos com ficha-suja no Maranhão. O órgão encaminhou ofício aos tribunais do estado, órgãos de fiscalização e até aos tribunais superiores, em Brasília, para identificar pré-candidatos com condenações nesses colegiados e, com base nessas informações, impugnar os que pedirem registro à Justiça Eleitoral, a partir do dia 5 de julho

A procuradora regional eleitoral Carolina da Hora informou que foram pedidas informações aos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU), ao Tribunal de Justiça (TJ), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Brasília), com o objetivo de antecipar a relação de nomes.


RECUPERANDO O MAIOBÃO.

A prefeita Bia Venâncio, de Paço do Lumiar, começa a reverter o quadro de dificuldades que enfrenta.Para comemorar os 28 anos de fundação do Conjunto Maiobão, lança o Programa de Recuperação e Pavimentação daquele conjunto residencial e de bairros como o “Carlos Augusto” e Vila São José. A solenidade será nesta quinta-feira, (dia 24), às 8h no CSU- Av. 13 – Maiobão.

Cerca de 50 ruas e avenidas do município serão beneficiadas.

TCU tira pelo menos 23 do páreo

Se depender da lista de inadimplentes do Tribunal de Contas da União (TCU) pelo menos 25 pré-candidatos a deputado estadual e federal estão fora das eleições de outubro, segundo revela o blog de Marco D’Eça, no Imirante.

A lista do TCU serve de base para que o Ministério Público impugne candidatos com problemas de prestação de contas no órgão federal. Desde 2006, a Justiça Eleitoral tem entendido que estes inadimplentes não podem ser candidatos e indefere seus registros.

ALGUNS INELEGÍVEIS

Na atual lista dos prováveis inelegíveis estão um deputado federal (José Vieira Lins), e um estadual (José Lima), os suplentes Celso Rocha (PMDB), Reinaldo Calvet (PSL), Márcia Marinho (PMDB) e Ricardo Archer (PMDB), além de vários ex-deputados estaduais e federais e ex-prefeitos.

Entre os ex-deputados federais estão Antonio Joaquim Araújo (PP), Paulo Marinho (PSC) e Elizeu Freitas (PMDB).

EX-DEPUTADOS ATINGIDOS

Na lista de ex-deputados estaduais inadimplentes estão Wilson Carvalho (PDT), Rubens Pereira (PDT), Deusdedith Sampaio (PSDB), José Genésio e Pedro Paruru – que já figuraram na lista de 2006 enão puderam disputar – e mais: Magno Bacelar, o Nota Dez (PV), Nilson Garcia, Luis Osmany, Isaias Fortes, Juscelino Rezende, Celso Coutinho, Aurino Barros e Daniel Silva.

Todos figuram na lista por causa de irregularidades na prestação de contas da época em que foram prefeitos em seus municípios.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos