Pular para o conteúdo principal

Um raio x das cidades brasileiras

Um raio x das cidades brasileiras: "


Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2009 (Munic), divulgados nessa quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que as 5.565 cidades do país ainda derrapam na assistência e políticas de valorização da mulher. A realidade se reflete tanto nas prefeituras quanto na rotina dos brasileiros. Só 9,2% dos prefeitos são do sexo feminino e em apenas 7,1% dos municípios há delegacias da mulher. O mais detalhado retrato das cidades brasileiras mostra ainda o inchaço das máquinas públicas municipais e a falta de acesso a cultura e internet.



Os dados do Munic foram coletados pelo IBGE a partir das prefeituras. O cruzamento dos dados aponta que o país melhorou em aspectos cruciais, como acesso à saúde e à educação, mas ainda está longe da excelência nos mesmos quesitos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. “Os números mostram que os mandatários vêm se preocupando com a gestão de políticas públicas municipais e isso, indiretamente, significa recurso. Quando você tem programa, emprego e dinheiro, a população não precisa buscar qualidade de vida em outro lugar. Ela fica, gera renda e o município tem mais dinheiro. Não fica dependente do Fundo de Participação dos Municípios”, defende a gerente do Munic.


Herança

Entre os mandatários, a participação da mulher à frente dos municípios avança de forma extremamente lenta. Há dez anos, 5,2% dos prefeitos eram mulheres. Agora, elas ainda não chegam a 10%. Das 26 capitais estaduais, apenas duas prefeituras são geridas por mulheres. Ambas ficam no Nordeste, região que concentra mais da metade das prefeitas brasileiras. A prefeitura de Natal tem como mandatária Micarla de Souza (PV), e a de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Exceção à regra no entorno do Distrito Federal, a prefeita de Valparaíso (GO), Leda Borges, credita a resistência às mulheres nas chefias municipais à preocupação dos homens em perder o poder. “Na maioria dos casos, a mulher que chega ao poder é primeira-dama ou filha de um político. Costuma haver uma herança, o que não é o meu caso”, conta a prefeita, que também foi secretária de Educação de Valparaíso, em 1997.


Formada em letras e direito, com pós-graduação em linguística, a prefeita de Valparaíso também se enquadra em uma constatação da pesquisa. Embora em menor número, elas são mais bem preparadas do que os homens. “Embora a legislação garanta um número mínimo de mulheres por eleição, não há candidatas suficientes. A pessoa vira candidata quando se destaca em algum lugar profissional. E as mulheres ainda não têm igualdade de condições com os homens no mercado”, explica o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.


Policiamento

Além de não participarem da gestão dos municípios, elas também não são assistidas adequadamente pela segurança pública. Apenas 395 cidades têm delegacias especializadas para atendimento às mulheres. Dos mais de 5 mil municípios brasileiros, mil sequer têm delegacia para o atendimento da população em geral.


A dona de casa Marcileide Guimarães da Silva, 21 anos, diz que a violência persegue a região onde mora, no bairro Céu Azul, em Valparaíso. Falta policiamento na região, apesar de haver policiais para atender ocorrências, depois que os crimes são cometidos. A cidade goiana promete a inauguração de uma delegacia da mulher até o fim do ano. Por enquanto, uma delegada é responsável pelas ocorrências de gênero.


O atendimento, ainda precário, ameniza a insegurança de Marcileide. Ela relata nunca ter sido vítima de agressão dentro de casa, mas coleciona histórias de brigas entre casais em que a mulher apanha, mas “não dão em nada”. “Quando o casamento não dá certo, a solução é separar, e não ficar refém do marido. A delegacia da mulher, além de proteger as mulheres, vai servir como alerta para os que gostam de bater. Eles vão pensar duas vezes antes, pois poderão ser presos”, observa.



Formação superior


Embora representem menos de 10% do número de prefeitos, ou 512 mandatários, as mulheres têm mais formação intelectual e mais preparo para o exercício do mandato, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais do IBGE. Mais de 60% das prefeitas têm nível superior ou pós-graduação. Esse número, entre os homens, não chega à metade. “Houve um crescimento muito tímido da mulher como mandatária municipal nos últimos anos. Em 2004, 8% dos eleitos nas prefeituras eram do sexo feminino. Esse percentual subiu pouco mais de um por cento nas eleições de 2008”, afirma Vânia Pacheco. Em todo o país, a maior parte dos chefes municipais tem nível superior (2.091) ou nível médio completo (1.563). Quase 10% não completaram o nível fundamental (349). (II e DA)


Confira a íntegra do estudo do IBGE sobre municípios


Veja os principais dados da pesquisa que está em sua oitava edição. O IBGE realizou a pesquisa entre os meses de maio e setembro de 2009



(Correio Brasiliense)



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l