Pular para o conteúdo principal

UM NOVO PT PARA O MARANHÃO: Crise na esquerda do Maranhão

UM NOVO PT PARA O MARANHÃO: Crise na esquerda do Maranhão



Flávio Dino chutou o pau da barraca, atacando preventivamente a direção nacional do PT, porque sente difícil levar o PT para seu palanque este ano, e tenta ampliar ao máximo a dissidência que haverá de acompanhá-lo. A maioria dos mais conhecidos militantes petistas de São Luís está com ele, embora, no voto a voto intrapartidário, o grupo mais afinado com Lula ganhe todas.

Segundo o pre-candidato do PCdoB, advogado profissional e peladeiro nas horas vagas, se o PT decidir pela coligação com o PMDB de Roseana isso será um “golpe”, um “gol de mão”, uma prorrogação anunciada depois que um dos times já venceu no tempo regulamentar.

Foram declarações tão agressivas que até o pacífico Raimundo Monteiro, presidente do diretório regional, reagiu na hora: “Ele que vá cuidar do partido dele. O PCdoB participou durante sete anos de dois governos Roseana e ninguém do PT se achou no direito de condená-lo por causa disso”.

O bate-boca resulta no seguinte: para admitir a aliança com o PCdoB — partido superfiel a Lula no plano nacional, mais talvez que o próprio PT — a cúpula petista terá que entregar Monteiro e outros da mesma corrente às feras. Improvável.

Sem intervenção - O boato de que a direção nacional do PT vai “intervir” no Maranhão não procede. Só se fosse, por absurdo, para afastar Monteiro e fazer a vontade do PCdoB.

Afinado com a direção nacional, o diretório regional aprovou a participação no governo Roseana, onde o partido tem três secretários. Fez como Lula quer.

Em março, encontro estadual petista optara pela coligação com o PCdoB, por 17 a 15, com três abstenções. Essa sentença, porém, ainda não “transitou em julgado”. Antes de tudo porque a direção nacional petista admitiu mas ainda não julgou a reclamação de que uma delegada foi impedida irregularmente de votar. A reclamante declarou apoio à tese PMDB, mas acabou substituída por suplente que votou na tese contrária. Dependendo da sentença de 2o grau da justiça desportiva do PT, a votação pode ser anulada (porque o resultado “verdadeiro” teria sido o empate).

Câmara revisora - Mas não é só isso. Acontece que o congresso nacional do PT, o mesmo que convocou o encontro regional e fixou-lhe as regras, estabeleceu que as decisões nos estados poderiam ser revistas, no interesse da candidatura Dilma.

Certa ou erradamente, a cúpula petista — Lula, Dilma, José Eduardo Dutra, Zé Dirceu, os capas-pretas — entende que no Maranhão interessa coligar com o PMDB. De um jeito ou de outro, mas sem se afastar da legalidade intrapartidária, provavelmente fará com que isso prevaleça.

Em 1998 foi assim - Quem sabe da história e da política brasileira e maranhense não estranha. Em 1994, quando Roseana concorreu ao Governo pela primeira vez, o PSDB estava com Cafeteira, na oposição.

Quatro anos depois, o trator Sérgio Mota, alter ego de FHC, reuniu o pessoal em São Luís e decretou: “Aqui é com Roseana”.

Alguns tucanos não queriam, mas acabaram coligando.

Fronteira ideológica - Flávio Dino é candidato para o que der e vier — agora provavelmente dá pouco, mas 2014 vem aí. O problema é que ficou nervoso com a “reversão de expectativas” no PT. Esqueceu até que Ciro Gomes (PSB), seu plano B, não é mais candidato, e que Marina Silva, ainda verde, não dá pé.

Se radicaliza contra o PT, acaba empurrado para as vizinhanças de Serra, o candidato da direita orgânica, nacional e transnacional. Uma contradição dialética antagônica, inadmissível nele próprio e no PCdoB. Aliás...

Nacional prevalece - O portal Vermelho, do PCdoB, exibe em primeiro plano artigo do militante comunista Eduardo Bomfim, secretário da Cultura de Alagoas. Intitula-se “O nacional e o regional” e, pelo destaque, soa como editorial do partido, embora pareça mais um ditado do PT nacional. Diz, em resumo:

O confronto é plebiscitário: esquerda versus direita, Dilma versus Serra, Lula versus anti-Lula etc.


A “centralidade” nacional “ordena e subordina as táticas e ‘urgências’ regionais. Até porque “os resultados (nacionais) das próximas eleições deverão influenciar .... o futuro dos estados, sem nenhuma exceção”.

“Em jogo estará, além da estratégica presidência da República, a renovação do Senado e da Câmara dos deputados, além dos governadores e Assembléias Legislativas. “

Fonte: blogue do Walter Rodrigues

Comentários

  1. Sem dúvidas! A intervenção, por ora, acontece da parte dos pró-Flávio que fazem política estudantil, com manifestaçõezinhas baratas. No campo das ideias, não tem um q consiga engatar propostas coerentes e viáveis para o estado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentando os Fatos, uma nova forma de divulgar conteúdo com credibilidade. Nosso compromisso é divulgar informações diferenciadas, com checagem, apuração e seriedade.
Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou mostrado.

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l