Pular para o conteúdo principal

Proprietários de imóveis do Centro Histórico são notificados

Proprietários de imóveis do Centro Histórico são notificados: "


SÃO LUÍS - Uma das ações diárias desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Superintendência de Patrimônio Cultural (SPC), é a fiscalização em toda a área do Centro Histórico tombada pelo Estado. A ação tem como objetivo preservar o patrimônio estadual e checar as condições em que os imóveis se encontram.



Mesmo com as vistorias diárias, é comum a notificação aos proprietários de imóveis residenciais e comerciais que iniciam reformas e obras sem projeto ou autorização prévia do Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico (DPHAP) da SPC.



Com a constatação de alguma irregularidade por parte dos fiscais, o proprietário do imóvel é notificado e o caso é levado ao DPHAP, onde são iniciados os procedimentos administrativos necessários. Dentre as providências, inclui-se o embargo imediato da obra.



Segundo a assessora jurídica do DPHAP, Carolina Morais, mesmo com a notificação e o embargo, vários proprietários não entendem que o desrespeito as normas significa crime contra o patrimônio. “Qualquer obra em uma área tombada deve ser comunicada ao Departamento, pois o dono não pode alterar o espaço apenas de acordo com a sua necessidade. Quando isso acontece, o proprietário estará sujeito a sanções penais, que incluem multa e detenção, além da obrigação de se resgatar aquilo que foi modificado no imóvel”, esclarece.



Embargo de obra



Um dos casos mais recentes de notificação e embargo é a obra do casarão de número 144, na Rua de Santana, no Centro da Cidade, integrante do conjunto arquitetônico tombado pelo Decreto Estadual nº10.089, de 06 de março de 1986. Após fiscalização da equipe do DPHAP, foram detectadas obras irregulares, incompatíveis com a legislação regulamentadora de imóveis cultural e constitucionalmente tutelados. “O proprietário recebeu a notificação, porém não compareceu ao Departamento para os possíveis esclarecimentos”, comentou Carolina Morais.



O caso foi encaminhado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, órgão que atua em parceria com o DPHAP. “A importância do apoio da Delegacia de Meio Ambiente é, sobretudo, no embargo da obra. Há muitos proprietários que desrespeitam a paralisação da intervenção e a delegacia nos dá esse suporte”, destaca o diretor do DPHAP, José Morais Junior.



De acordo com o Delegado de Proteção ao Meio Ambiente, Dr. Mauro Bordalo, a ocorrência levou à instauração de inquérito policial, por danos ao Patrimônio Cultural. “O proprietário já está sofrendo processo de investigação. Se for comprovado que ele não paralisou a reforma do imóvel, mesmo diante de todos os procedimentos já adotados, esta Delegacia tomará as providências cabíveis para o caso”, destacou.



Na área tombada pelo Estado, são contabilizados 4.500 imóveis sob a fiscalização do DPHAP. Esta área compreende, por exemplo, a Praça Deodoro, Rua Grande, Rua de Santana, Rua dos Afogados, Rua Rio Branco e Rua do Sol.



As informações são da Secom do Estado.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l