Pular para o conteúdo principal

Políticos ignoram usuários de crack no Brasil, diz pesquisador da Unifesp

Políticos ignoram usuários de crack no Brasil, diz pesquisador da Unifesp: "

Especialista chama cracolândia de “experiência da legalização” e condena falta de plano




Foto por Lumi Zunica


Apontado como um dos principais especialistas sobre o consumo de crack no Brasil, o médico e pesquisador da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Ronaldo Laranjeira é também um dos maiores críticos às políticas públicas de combate às drogas promovidas pelos governos brasileiros.

Para o médico, que conversou nesta sexta (7) com o R7 durante o 1º Simpósio Sul-Americano de Políticas sobre Drogas, que acontece em Belo Horizonte, a ausência de um plano para enfrentar a disseminação do crack no país é “apartidária” e se deve em grande parte pela falta de articulação política que os usuários de drogas têm, justamente por estarem debilitados.


- A população de usuários de drogas não se articula politicamente. [...] E não é uma questão de motivação, mas é que às vezes ele [o dependente químico] teve um dano cerebral.


O psiquiatra lembra a importância da pressão social sobre os governantes quando a Aids começou a se expandir no país, na década de 80.


- Quando a Aids surgiu no Brasil, houve uma forte articulação política. Hoje o país é, talvez, o único a fornecer o coquetel de tratamento aos portadores da doença.


Cracolândia


Para Laranjeiras, a “incapacidade” do setor público em se posicionar sobre o uso de drogas é o que faz com que ainda existam “cracolândias” no país, onde o uso do crack é praticamente livre


O médico, porém, alerta para o perigo na existência desses “bolsões de consumo do crack” nas cidades. Logo ao acompanhar alguns dos primeiros anos do consumo de crack em São Paulo, entre 1994 e 1996, ele descobriu que, em apenas dois anos, 13% dos usuários morreram.


- A cracolândia de São Paulo [localizada na região central da capital paulista] é a verdadeira experiência da legalização das drogas, colocada na prática. [...] Que outra doença mata tanto?


Para o psiquiatra, que coordena a Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool em Drogas), embora existam diversas frentes de combate às drogas, falta uma política linear para pautar todos esses núcleos de enfrentamento. Isso, entretanto, custa caro. Ele questiona, porém, o que custaria mais caro aos cofres públicos: tratar, ou não, os usuários?


Estimativa feita com base em dados do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apresentado na última quarta (5) à Câmara dos Deputados revelou que o número de usuários de crack no Brasil está em torno de 1,2 milhão. O dado foi divulgado no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack.

fonte: R7,Marina Novaes

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l