Parabéns Barra do Corda pelos seus 175 anos!

Parabéns Barra do Corda pelos seus 175 anos!: "
A cidade de Barra do Corda, na região Central do Maranhão, está completando hoje 175 anos. Desde ontem o município está em festa. Hoje à tarde a governadora Roseana Sarney (PMDB) inaugura o Centro de Abastecimento da Tresidela (Mercado Municipal). Depois paticipa de uma missa na Igreja Matriz.

Barra do Corda 175 anosBanhada pelos rios Corda e Mearim, a cidade foi fundada em 3 de maio de 1835 pelo cearense Manoel Rodrigues de Melo Uchoa. Como era dia de Santa Cruz, ele deu nome ao lugar de Santa Cruz da Barra do Corda. Depois Barra do Rio das Cordas, para finalmente ficar somente Barra do Corda. Foram os muitos cipós que se enrolavam em forma de corda, úteis para se atravessar o rio de um lado para o outro que motivaram a denominação.

Em 14 de março de 1901 um fato marcaria para sempre a história do município. Foi o chamado “Massacre de Alto Alegre” onde na colônia Alto Alegre cerca de duzentas pessoas, entre os quais freiras e frades capuchinhos, foram assassinados pelos índios Guajajaras.

Os indígenas teriam se revoltado com a tentativa de colonização por parte dos religiosos. Na represália que se seguiu, aproximadamente 400 índios foram exterminados. Mais de um século depois, a relação entre brancos e índios na cidade ainda é conflituosa.

Que mais esse aniversário sirva para que todos os barra-cordenses vivam em paz!
"FONTE: BLOG DO DÉCIO SÁ / IMIRANTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos