Matões do Norte, uma cidade fechada ao sistema financeiro

Matões do Norte, uma cidade fechada ao sistema financeiro: "

O Tempo em que vivemos é chamado de pós-moderno. Para alguns estamos vivendo na era da tecnologia, do dinheiro de plástico, ou como se noticia há algum tempo: Do dinheiro volátil. Quem se refere aos tempos atuais como contemporâneo já está atrasado em seu tempo.

Em pleno século XXI, Matões do Norte parece que está na idade da pedra lascada. Sendo mais objetivo: Os cidadãos e principalmente os funcionários públicos, aposentados e pensionistas que necessitam de um banco para receber seus proventos, abrir uma conta corrente ou simplesmente pagar uma fatura, têm que se deslocar até Cantanhede (20 km) ou Miranda do Norte (8 km), tudo porque em Matões do Norte não existe um banco oficial. Na realidade, não existe sequer um caixa eletrônico 24 Horas (que seria útil para os funcionários que são obrigados a se deslocar a Cantanhede para receberem seus vencimentos). Falando em banco, fiquei sabendo que o prefeito Solimar Alves estaria “vendendo” a folha de pagamento da prefeitura para o Bradesco, este assunto vamos comentar em outra oportunidade.

Falta consciência ao poder público. Oras, se uma cidade pretende crescer, é obvio que a administração pública municipal deva facilitar o fluxo de dinheiro em seu território, incentivando o comércio local e assim gerar renda e aquecer a sua economia. A presença de alguma instituição financeira no município seria um sinal de desenvolvimento. Não venham os assessores do prefeito com desculpas que existe o BANCO POSTAL dos Correios e um pequeno posto avançado do Bradesco (que tem uma linha de crédito aos pequenos agricultores bastante limitada) , pois tais bancos não dispõe de caixa eletrônico 24 horas para os seus clientes e nem sempre estão online.

Matões do Norte teve o Caixa Aqui, que por negligência do atual prefeito foi fechada (até a presente data não explicaram o real motivo do fechamento do Caixa Aqui). O prefeito, claro, não passa pelo constrangimento de se deslocar de um município a outro para resolver assuntos que envolva bancos, pois além de não morar no município, tem um batalhão de BABÁS para resolver os seus problemas financeiros.

Infelizmente essa é a realidade de Matões do Norte, o Caixa Aqui que beneficiava milhares de cidadãos foi fechada há quase um ano e o prefeito nada fez para resolver o problema. Nesta situação, a cidade perdeu muito. Atualmente não há incentivo para o comércio e os empresários sofrem com o descaso, pois todo o nosso dinheiro circula em outras cidades, deixando o município em decadência econômica, o que causa os autos índices de desemprego, elevação da miséria e consequentemente a fome e a violência.

Senhor prefeito, sei que você é um fiel leitor do Blog do Joni Rocha e vai ler este post. Providencie junto a Superintendência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal uma agência bancária de verdade para o nosso município. Eu tenho absoluta certeza que a população vai agradecer e a imagem da sua administração pode melhorar um “tiquinho”.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos