Pular para o conteúdo principal

Inaugurada a termoelétrica em Miranda

Inaugurada a termoelétrica em Miranda: "


Ribamar Cunha
Subeditor de Economia


Miranda do Norte - Com capacidade para gerar 330 MW de energia, foi inaugurada ontem, no município de Mirando Norte, a 129 km de São Luís, a Usina Termoelétrica Gera Maranhão (UTE Gera). Presente à solenidade, a governadora Roseana Sarney, acompanhada do presidente da Servitec (uma das empresas sócias do empreendimento), Lauro Fiúza Júnior, deu a partida, via computador, aos grupos geradores da usina.


Acompanharam a comitiva da governadora Roseana Sarney o vice-governador João Alberto de Souza, o senador Edison Lobão, os deputados federais Zé Vieira e Waldir Maranhão, o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, entre outras autoridades.


Instalada em uma área de 88 hectares, dos quais 35 de reserva ambiental, a UTE Gera é formada por duas plantas gêmeas - Geramar I e Geramar II -, cada uma com 19 grupos geradores e capacidade para gerar 165 MW de energia, o suficiente para suprir toda a ilha de São Luís.
Na construção da usina, os quatro sócios do empreendimento – Servitec, Ligna, Equatorial Energia e Fipe Brasil Energia – investiram R$ 560 milhões. Todo o complexo termoelétrico foi construído pela empresa filandesa Wartsila Oy em um prazo de dois anos. A Geramar I foi entregue em janeiro deste ano e a Geramar II, logo em seguida, em fevereiro. “Esta é a maior usina a óleo pesado construída pela Wartsila no mundo”, destacou Lauro Fiúza Júnior.
Para a construção da UTE Gera, que demandou 1.200 empregos diretos e indiretos, foram importados mais de 600 containeres de equipamentos e peças, além dos 38 grupos geradores de 150 toneladas cada, que vieram montados da Itália.


Quando estiver em operação, para acionar os grupos geradores, a usina necessitará de 1.700 toneladas/dia de óleo combustível. As plantas Geramar I e Geramar II dispõem de capacidade de tancagem de 11.400 toneladas de óleo pesado (B1), que, de acordo com a UTE, é de baixo teor de enxofre.


O óleo combustível, principal insumo da UTE Gera para a geração de energia, será adquirido de várias refinarias no país e chegará ao Maranhão pelo Porto do Itaqui, de onde seguirá de caminhão até a usina.


Segundo informou o diretor-geral da Gera Maranhão, Alcio Adler, a instalação da usina em Miranda do Norte foi resultado do 4º Leilão de Novas Energias, realizado em 2007, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do qual participou a Servitec. Logo depois o grupo se associou a outras empresas para construir o empreendimento.


Alcio Adler informou que a UTE Gera ganhou o direito de vender energia por um período de 15 anos para 36 distribuidoras espalhadas pelo país, inclusive para a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).
Como as usinas termoelétricas integram uma rede reserva do sistema nacional de energia, acionadas sempre que há necessidade, possivelmente a UTE Gera Maranhão não chegue a operar este ano. “A previsão é de que a usina opere por pelo menos dois meses ao ano”, disse Alcio Adler.




Investidores confiam no potencial do Maranhão


A governadora Roseana Sarney ressaltou que a inauguração da Usina Termoelétrica Gera Maranhão é uma demonstração de que os investidores estão acreditando no potencial de crescimento e desenvolvimento econômico do Maranhão. “Tudo isso é resultado da confiança dos investidores neste governo”, frisou.


Na avaliação de Roseana Sarney, a UTE Gera Maranhão irá facilitar a instalação de novas indústrias no estado, com perspectivas de se criar mais empregos e melhorar a renda da população.


Diante do investimento previsto de R$ 100 bilhões nos próximos seis anos no Maranhão, a governadora observou que boa parte dos projetos ora em instalação no estado está se concentrando no interior.


Ela citou como exemplos, além da própria UTE de Miranda do Norte, a Usina Hidrelétrica de Estreito, a fábrica de celulose da Suzano em Imperatriz, a Aciaria em Açailândia, a Merck em Barra do Corda, e as minas de ouro da Aurizona e da Jaguar, em Godofredo Viana e Centro Novo, respectivamente.


Em reforço ao que disse a governadora, o diretor-presidente do grupo Servitec, Lauro Fiuza Júnior, assinalou que a usina é uma demonstração concreta da confiança do empresariado no país e no estado, investindo em energia, que é o pilar básico de um investimento.


Importância - O senador Edison Lobão destacou a importância da UTE Gera Maranhão, não somente pela garantia de mais energia para sustentar o crescimento do país, mas pelo fato de o Maranhão passar a produzir esse importante insumo.


“O Maranhão será exportador de energia em larga escala”, disse Lobão, referindo-se também à UHE Estreito, que vai gerar 1.087 MW de energia, e à Usina de Serra Quebrada, que será construída no Rio Parnaíba, com capacidade para 1.300 MW.


Também satisfeito com o impacto da UTE Gera em Miranda do Norte, o prefeito José Lourenço Júnior lembrou o efeito do empreendimento na criação de 1.200 empregos diretos e indiretos na construção e de 100 postos de trabalho na operação e geração de renda para a região. “Esse é um empreendimento que beneficiou a mão-de-obra local”, finalizou.


Números


23.800 Toneladas de concreto foram utilizadas na construção da usina


1.300 Toneladas de estruturas metálicas foram utilizadas no empreendimento


800 toneladas de aço foram utilizadas na obra


10.000 Metros cúbicos de material de isolamento térmico e acústico foram utilizados na usina


Saiba mais


Empresas que formam a Gera Maranhão:


Equatorial Energia S/A (25%) – Holding com atuação no setor elétrico e presença no estado, onde, além da Gera Maranhão, detém o controle acionário da Cemar, e no Rio de Janeiro, mediante participação acionária na Light.


FIP Brasil Energia (25%) – Fundo de Investimento em participações iniciado em 2004, com gestão do BTG Pactual, que também é cotista, o FIP Brasil Energia reúne investimentos de grandes fundos de pensão, do BNDES e do Banco do Brasil Investimentos (BBI). Entre os cotistas estão Petros (Petrobras), Funcef (Caixa), Real Grandeza (Furnas), Fapes (BNDES), Infraprev (Infraero) e Banesprev (Banespa).


GNP S/A (50%) – Holding com atuação no setor elétrico que é controlada pelos grupos empresariais Servitec, com atuação em vários estados do país desde 1969 com serviços de engenharia e energia e que, além da Gera Maranhão, participa do controle acionário da Gera Amazonas (Manaus) e Bons Ventos (Ceará); e Ligna, conglomerado empresarial que atualmente investe nas atividades varejista (Leo Madeiras e Leroy Merlin), imobiliária (Novo Espaço), energética (Bons Ventos e Gera Maranhão) e industrial (Duratex).
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l