Dia Nacional de Liberdade de Impostos

Dia Nacional de Liberdade de Impostos: "

logoMaranhão realizará Dia Nacional de Liberdade de Impostos

A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) faz parte do grupo de organizações sem fins lucrativos que se mobilizarão em prol do Dia Nacional de Liberdade de Impostos. O movimento tem o propósito de evidenciar para a população a excessiva carga tributária brasileira, por isso, essas entidades se reunirão para promover no dia 25 de maio o “Dia da Liberdade de Impostos” em vários Estados Brasileiros.

No Dia Nacional de Liberdade de Impostos, a AJE-MA está preparando uma mobilização onde um grupo de empresas irá escolher um produto do seu mix para que no dia 25 de maio, das 08h às 12h, possa comercializar com o valor sem a incidência de impostos, sendo destinada para essa comercialização uma cota limitada desse produto. Cada empresa participante receberá cartaz e panfleto para sinalizar a loja e destinará um espaço reservado para a exposição do produto.

“Não se tem o propósito de sonegar impostos durante essa ação, mas espera-se que o empresário participe como o representante do setor que mais sofre com a cobrança de impostos, que é o setor privado”, ressaltou o presidente da AJE-MA, Rafael Sombra. A ação pulverizada atingirá a vários públicos da sociedade, tendo o objetivo de marcar a data e fazer com que o consumidor conheça a grande carga que ele carrega, que é o excesso de tributos.

A data escolhida é importante. O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) estima que entre 1º de janeiro e 25 de maio todos os brasileiros já terão pago mais de 400 bilhões de reais em tributos, equivalente a 40,15% da renda da sociedade brasileira. É como se o contribuinte brasileiro trabalhasse até o dia 25 de maio, somente para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. A tributação incidente sobre os rendimentos é formada principalmente pelo Imposto de Renda Pessoa Física, pela contribuição previdenciária (INSS, previdências oficiais) e pelas contribuições sindicais.

Além disso, o cidadão paga a tributação sobre o consumo – já inclusa no preço dos produtos e serviços – (PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS etc) e também a tributação sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR). Arca ainda com outras tributações, como taxas de limpeza pública e coleta de lixo.

Em 2003, do seu rendimento bruto o contribuinte brasileiro teve que destinar em média 36,98% para pagar a tributação sobre os rendimentos, consumo, patrimônio e outros. Em 2004 comprometeu 37,81%, em 2005 destinou 38,35%, em 2006 destinou 39,72%, em 2007 comprometeu 40,01%, em 2008 destinou 40,51% e em 2009 comprometerá 40,01% do seu rendimento bruto. Assim, no ano em curso, dos 12 meses do ano, o cidadão tem que trabalhar 4 meses e 27 dias somente para pagar toda esta carga tributária.

Estão confirmadas para a participação nessa ação as seguintes empresas:

FOTO SOMBRA: Centro, Cohab e Shopping Rio Anil

MOLDURA MINUTO: São Luís Shopping

EVIDÊNCIA MÓVEIS E DECORAÇÃO: Av. Holandeses

POR ACASO

MAGAZINE SÃO FRANCISCO: São Francisco

CASAS SANTO ONOFRE: São Cristóvão e Anjo da Guarda

FRUGALE: Lagoa da Jansen

LOJAS OI : São Luís Shopping

TOCA DA EMPADA: Quiosque do Tropical Shopping

MARCOPOL: a confirmar a loja que participará da ação

POTIGUAR: Cohama

MERCADINHO CARONE: Itapiracó e Maranhão Novo

CAFÉ DO PONTO: Jaracati Shopping

CAMARIM: Av. Holandeses

EMPRESAS QUE APOIAM O EVENTO

MAFRA

ARTCORES

SAMED

GRUPO SANTA FÉ

PAVAN

LENÇÓIS MARANHENSE

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini