Pular para o conteúdo principal

Definição de Jackson Lago por Serra demarca campos políticos no Maranhão

Definição de Jackson Lago por Serra demarca campos políticos no Maranhão: "
A definição oficial do ex-governador Jackson Lago (PDT) pelo apoio à candidatura presidencial de José Serra (PSDB) esclareceu, de uma vez por todas, os campos políticos que disputarão as eleições no Maranhão este ano. São três as opções para o eleitor: de um lado Jackson, Serra e o grupo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; do outro, a governadora Roseana Sarney (PMDB), o presidente Lula e sua candidata Dilma Rousseff (PT). Entre eles o grupo que reúne dissidentes dos dois lados em torno da pré-candidatura do deputado comunista Flávio Dino: do PCdoB pró-Dilma, e do PSB serrista, de José Reinaldo Tavares. É levando em conta este viés que o eleitor deverá se posicionar no dia 3 de outubro.

A definição de Jackson Lago foi oficializada quinta-feira, em entrevista ao jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar, da revista Veja, veículo ligado ao PSDB. Mas o ex-governador maranhense já vem neste namoro há pelo menos oito anos, período em que tentou esconder, de uma forma ou de outra, a constrangida opção política (ver matéria correlata).

O posicionamento eleitoral dos candidatos a governador ganha peso por causa da influência cada vez maior das eleições presidenciais nos pleitos regionais. Para o eleitor, é fundamental saber que projeto nacional o seu candidato a governador defende. Dele pode depender, por exemplo, programas sociais, visão econômica e de Estado que influenciarão a sua vida cotidiana nos próximos quatro ou oito anos.

Benefícios - A relação da governadora Roseana Sarney com o presidente Lula, por exemplo, rende frutos importantes para o Maranhão, como os programas “Bolsa Família”, “Luz para Todos” e “Minha Casa, Minha Vida”. Projetos do governo Lula foram encampados por Roseana e ampliados com a criação de outros, como o “Meu Primeiro Emprego”, “Viva Luz” e “Viva Água”.

A visão de Lula é diferente da de José Serra. O ex-governador de São Paulo defende o Estado mínimo, com participação cada vez menor na economia e com redução drástica dos gastos em programas sociais, segundo revelou a edição da semana passada da revista “IstoÉ dinheiro”. Foi assim no governo FHC e deverá ser assim em um eventual novo governo do PSDB. É este pensamento que Jackson Lago e a parte serrista do palanque de Flávio Dino irão defender durante a campanha, ainda que de maneira enviesada.

Foi por levar em conta estas nuances percebidas pelo eleitor que Jackson Lago tanto relutou em assumir publicamente o namoro de oito anos com Serra. É por esta razão, também, que, mesmo reunindo em seu palanque expoentes do serrismo, Flávio Dino tenta colar a imagem de candidato do presidente Lula.

Opção esta já feita pelo próprio Lula em relação à governadora Roseana Sarney.

Opção de Jackson Lago por Serra já dura oito anos.

A confirmação oficial da aliança Jackson Lago/José Serra se deu agora por um motivo eleitoral: o pedetista teme perder o apoio do PSDB no Maranhão se não se definir pelo tucano. Mas o namoro entre os dois dura pelo menos oito anos: começou exatamente na campanha eleitoral de 2002.

Jackson se aproximou de Serra para se contrapor à aliança de Roseana Sarney com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A diferença é que, enquanto a relação Roseana/Lula rendeu frutos para o Maranhão, a relação de Jackson com Serra era envergonhada, mantida às escondidas.

Em 2002, Jackson, que se dizia lulista, chegou a anunciar apoio a Serra no segundo turno das eleições contra Lula, apoiado por Roseana desde o início da campanha. Só voltou atrás temendo perder votos – como perdeu – pela ligação ao neoliberalismo.

Nas eleições de 2006, Jackson voltou a namorar o PSDB. Trabalhava abertamente pela candidatura de Geraldo Alckmin contra a reeleição de Lula, que apoiava Roseana. Mais uma vez temendo perder votos, resolveu voltar a ser lulista quando Lula declarou em Timon que era Roseana a sua candidata no Maranhão.

Jackson voltou a ser tucano quando assumiu o governo. Pouco identificado com as propostas lulistas, acabou perdendo a chance de reproduzir aqui os programas nacionais lançados pelo petista – já esquecidos durante o governo de José Reinaldo Tavares.

Mas tinha vergonha de assumir-se tucano, o que só ocorreu após ter sido cassado pela Justiça Eleitoral e ver, já no governo Roseana, Lula vir pela primeira vez ao Maranhão como presidente, o que repetiu mais duas vezes.

Sem ter mais como manter em segredo a relação tucana, o ex-governador assumiu quinta-feira a condição de apoiador de José Serra no Maranhão. Agora, espera em troca o apoio do PSDB à sua candidatura.

O Estado do Maranhão/Marco D'Eça

"

Comentários

  1. Sem dúvidas, houve mtos benefícios. Tanto um quanto o outro são influentes, seja no cenário regional, nacional ou mundial. Qdo Lula veio ao MA ver a calamidade das enchentes, percebemos isso. E os projetos dos dois tem sido agregados e desenvolvimentistas para o estado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentando os Fatos, uma nova forma de divulgar conteúdo com credibilidade. Nosso compromisso é divulgar informações diferenciadas, com checagem, apuração e seriedade.
Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou mostrado.

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l