Comenda Dom Hélder Câmara destacará luta pelos direitos humanos

Comenda Dom Hélder Câmara destacará luta pelos direitos humanos: "


O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (20) a criação da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, com a qual a Casa agraciará personalidades que tenham oferecido contribuição relevante a essa causa no Brasil.


A indicação dos candidatos, acompanhada do respectivo currículo e justificativa, deverá ser feita à Mesa do Senado até 1º de agosto. A comenda será conferida a cinco personalidades, anualmente, durante sessão do Senado especialmente convocada para esse fim.


O autor do projeto, senador José Nery (PSOL-PA), destacou o papel de Dom Helder Câmara, ex-arcebispo de Recife e Olinda, como um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1952, e do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), em 1955.


Firmeza


Proibido de se manifestar pelo regime de 1964, Dom Helder atuou com firmeza contra a ditadura e a tortura de presos políticos, como lembrou José Nery.


O senador Eduardo Suplicy, além de ressaltar a trajetória do ex-arcebispo de Recife e Olinda na defesa dos direitos humanos no Brasil, citou o seu engajamento na luta pela erradicação da fome.


O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), disse que Dom Helder tinha uma “coragem serena” e pregou “resistência pacífica” contra o regime militar de 64. Segundo ele, o ex-arcebispo de Recife e Olinda “doava-se aos mais pobres e indefesos da sociedade”.


Símbolo


A comenda, segundo Arthur Virgílio, ajudará o Brasil a manter vivo na memória “um símbolo que deve ser lembrado por todos na luta pelos mais humildes”.


O senador Valter Pereira (PMDB-MS) afirmou que o ex-arcebispo de Recife e Olinda era uma figura franzina dotada de grande autoridade. O senador observou que ninguém poderia encarnar mais a luta pelos direitos humanos do que Dom Helder.


O projeto, que vai à promulgação, foi apresentado em 2008, quando se comemoravam os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Agência Senado



Leia mais...



  • Nenhum artigo relacionado.

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos