Pular para o conteúdo principal

Tribunal de Justiça discute parceria para regularizar terras de comunidades negras

Tribunal de Justiça discute parceria para regularizar terras de comunidades negras: "


O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon recebeu, na manhã desta terça-feira, 20, a Secretária de Estado da Igualdade Racial, profª Claudete de Jesus Ribeiro. Na oportunidade, a secretária propôs parceria com o objetivo de realizar um conjunto de ações visando fomentar o processo de regularização fundiária das comunidades remanescentes de quilombolas do Maranhão.


Dentre as ações previstas, referente ao ano de 2010, a realização oficinas socioeducativas sobre direitos sociais garantidos na Constituição Federal para os quilombolas; análise de processos criminais e cíveis, em decorrência desses conflitos, e outras proposições. Já assinaram o Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Igualdade Social a Defensoria Pública Estadual, Defensoria Pública da União e OAB, Seccional do Maranhão.


TERRA LEGAL – O presidente do TJ informou à secretária que já está em curso a parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário com o objetivo de promover a regularização fundiária no Maranhão pelo Programa “Terra Legal”, por meio do Grupo de Trabalho para acompanhamento de execução de Acordo de Cooperação Técnica, assinado entre o CNJ, o MDA, o INCRA, o ITERPA, e o TJPA. As ações do Terra Legal são coordenadas em Brasília (DF) por Carlos Guedes, e no Maranhão por Jowberth Frank Alves.


No Maranhão, existem 527 comunidades quilombolas, distribuídas em 134 municípios, nas Baixadas Ocidental e Oriental, do Munim de Itapecuru, do Mearim, Gurupi e Baixo Parnaíba. De acordo com dados da II Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Estado, cerca de 217 processos administrativos de regularização estão tramitando no INCRA além de mais de 50 processos no ITERMA.


A profª Claudete Ribeiro veio acompanhada pela Assessora Jurídica, Maria Luíza Marinho. Na oportunidade, a secretária entregou ao presidente do TJ um relatório contendo a prestação de contas da Secretaria à sociedade.


fonte:Ascom TJ-MA



Leia mais...


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l