O secretario de Comunicação do Governo do Estado, Sérgio Macedo, ligou pessoalmente, hoje, para o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), para explicar os gastos da sua pasta em 2009.
Foi uma resposta ao discurso de Pereira Júnior, ontem, acusando o governo Roseana de gastar R$ 44 milhões apenas com propaganda.
- Ele cometeu um equivoco, já que, destes R$ 44 milhões, R$ 23,7 milhões foram gastos pelo governo Jackson Lago (PDT) – afirmou Macedo, em conversa com o titular do blog.
Tanto Macedo quanto Rubens Júnior confirmaram a conversa telefônica.
O parlamentar chegou a elogiar o secretario pela iniciativa de prestar esclarecimentos pessoais.
- Ele teve a iniciativa respeitável de prestar esclarecimentos. Reconheço isso, embora mantenha a crítica. Para mim, não importa se foi Jackson ou Roseana; o que importa é que gastaram R$ 44 milhões apenas em propaganda.
Para Sérgio, o problema é que Rubens deu a entender que foi apenas Roseana e deveria esclarecer isto em um outro pronunciamento.
- Seria íntegro de sua parte – afirmou.
As explicações de Sérgio Macedo, no entanto, são esclarecedoras, inclusive, sobre o uso desmedido do dinheiro no governo Jackson Lago.
- No período da cassação, Jackson gastou nada menos que R$ 501.746,00 em apenas 46 dias úteis – diz Macêdo.
Rachachá
A conta da Secom é a seguinte:
Em 2009, foram usados R$ 44 milhões. Deste total, R$ 23.727.822,00 foi o orçamento de Jackson Lago – entre fevereiro e abril.
- Quando o governo Roseana assumiu, restavam apenas 112 reais em caixa para publicidade e outros R$ 2 milhões para manutenção (pagamentos, custeios, etc…) – explicou Sérgio.
O secretario contou ao deputado que, somente no dia 8 de abril, quando deveria ocorrer a cassação – depois adiada par ao dia 17 – foram liberados R$ 1,9 milhão para a Enter Publicidade e R$ 1,3 milhão para a Opendoor Comunicação, as duas empresas do esquema jackista.
As duas empresas voltaram a dividir R$ 18 milhões, geralmente liberados nos dias que antecediam o julgamento do processo de cassação.
Neste período, também foram pagos outros R$ 3,5 milhões para som, luz e palco dos eventos da chamada “balaiada”.
Esta é a conta dos gastos com publicidade do governo em 2009.
- O restante do recurso usado por Roseana, foi para publicidade e também para custeio – garante Macêdo.
Para efeito de comparação: Mesmo se tivesse usado todos os mais de R$ 22 milhões apenas em publicidade, Roseana teria gasto algo em torno de R$ 125 mil por dia útil o ano inteiro.
Exatamente ¼ do que Jackson gastou em apenas 46 dias úteis…
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