Roseana completa um ano de governo com mudanças administrativas e políticas

Roseana completa um ano de governo com mudanças administrativas e políticas: "

Completa hoje o primeiro ano do retorno da governadora Roseana Sarney (PMDB) ao comando do Estado, após a cassação do então governador Jackson Lago (PDT), por corrupção eleitoral nas eleições de 2006. Além de avanços no campo administrativo e social, a posse de Roseana trouxe significativas mudanças no quadro político do Maranhão, que deverão alcançar seu auge nas eleições de outubro.

A cassação de Jackson Lago foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dia 16 de abril de 2009. Um dia depois - uma sexta-feira -, Roseana tomou posse na Assembléia Legislativa, desencadeando a série de mudanças nas relações entre a classe política, hoje ainda mais acentuadas. A começar pela presença do presidente da Casa, Marcelo Tavares (PSB), no ato de posse da nova governadora, apesar da pressão de membros do PDT e do PSDB para que ele se recusasse a participar da solenidade.

Em abril de 2009, Jackson Lago reunia em torno de si, além do PDT, o PSB, PSDB, PPS, o PCdoB e grupos do PT. Roseana assumiu com apoio do PMDB, PTB, DEM, PV, PP, PSC, PR e os demais partidos que estavam com ela nas eleições de 2006.

Hoje, Roseana mantém sua base partidária e tem o apoio também de parte do PT. Só não recebeu o apoio do PPS por causa de uma orientação nacional do partido, que defende a aliança apenas com o PSDB. O grupo de Jackson Lago, ao contrário, esvaziou. Perdeu de imediato o PSB e o PCdoB, que aproveitaram o vácuo deixado por ele para tentar criar um novo grupo de oposição, e corre o risco de perder também o PPS e o PSDB.

Articulação - Um ano depois da cassação e da mudança de governo por decisão do TSE - fato inédito na história do Maranhão-, o espectro político no estado se divide em três alas principais. No poder está Roseana Sarney, em um conclave político liderado pelo PMDB e apoiado por uma parte do PT. A oposição tem agora um fragilizado Jackson Lago, ainda auxiliado por tucanos e pelo PPS. Outra corrente reúne o ex-governador José Reinaldo Tavares e seu grupo do PSB, mais o deputado Flávio Dino, do PCdoB, e a outra parte do PT, originalmente ligada a Jackson Lago.

Profundas mudanças, portanto, operadas no meio político-partidário maranhense, em apenas um ano de alterações no eixo de poder político-administrativo.

"

Comentários

  1. Muito bom este balanço apresentado pela Roseana. Às vezes o governo realiza tantas ações que a gente nem fica sabendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentando os Fatos, uma nova forma de divulgar conteúdo com credibilidade.
Os nossos esforços se concentram no sentido de acrescentar ao nosso publico informações diferenciadas, aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado, noticias todos divulgam, o diferencial da informação está aqui em Comentando os fatos, credibilidade sempre em primeiro lugar.

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini