PT Pode Ficar Com Roseana. Decisão Deve Sair Esta Semana

PT Pode Ficar Com Roseana. Decisão Deve Sair Esta Semana: "


Caso será apreciado por dirigentes nacionais do partido e a decisão local pode ser anulada.

Decisão tomada pelo diretório estadual pode não ter servido pra nada.

Os próximos dias prometem ser decisivos para os destinos do PT maranhense, cuja divisão interna extrapola os limites do partido e foi acirrada com a recente decisão de abraçar a pré-candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdo B), deliberada por um placar apertado no encontro estadual da legenda, realizado em março. Acompanhado pelo secretario nacional de Organização do PT, Paulo Frateshi, o encontro é alvo de questionamento por integrantes da ala simpática à governadora Roseana Sarney (PMDB).Delegados que optaram pela proposta de aliança ao Palácio dos Leões, derrotada por dois votos, encaminharam contestações ao Diretório Nacional do PT e querem a anulação do encontro.

O Que a Ala Derrotada Alega

Os três recursos, que podem ser julgados esta semana, alegam como razões para o cancelamento do evento o impedimento de credenciamento de uma delegada, a intervenção de forças internas e o desrespeito ao regimento interno do partido.

Caso ocorra anulação do encontro, a ala afinada com o Palácio dos Leões sairá vitoriosa na queda de braço com a outra banda da legenda, defensora da pré-candidatura de Flávio Dino.

A Estratégia de Roseana

A nomeação de petistas simpáticos ao Palácio dos Leões para cargos no governo do Estado é também uma ação estratégica adotada pela ala afinada com a proposta de apoio à Roseana Sarney. Mesmo com a decisão do encontro estadual da legenda em rejeitar apoio a candidatura da peemedebista, a presença de membros do PT no secretariado de Roseana reforçam para o Diretório Nacional a disposição de setores do PT e do PMDB maranhense em andar de mãos dadas nas eleições de 2010, atitude vista com bons olhos pela cúpula do partido e referendada como ingresso de petistas no primeiro escalão do governo estadual.

Quem São Os Delegados Que Recorreram da Decisão

Os autores dos recursos, encaminhados ao Diretório Nacional são Jackcenildo dos Santos Castro, Ney Jeferson Pereira Teles e Francisca Ferreira. Esta última é esposa do prefeito de Buriticupu, Antônio Marcos de Oliveira, conhecido como “Primo”. Ela foi substituída na votação pela suplente Maria do Socorro Chaves de França que votou pela proposta do apoio a Flávio Dino. Jackcenildo dos Santos e Ney Jeferson Pereira Teles votaram pelo apoio a Roseana e integram o baixo clero do partido. No entanto, dentre os delegados participantes do encontro estão lideranças importantes da legenda como o Presidente do PT-MA, Raimundo Monteiro e o suplente de deputado federal Washington Oliveira que votaram pela aliança com o PMDB, contrapondo-se a posição de outros nomes de relevância no PT maranhense como o líder camponês Manoel da Conceição e o ex-prefeito de Imperatriz Jomar Fernandes cujos votos foram favoráveis a caminhada com o PCdoB quando outubro chegar.(com informações de Fco Júnior do Imparcial On line e alterações).



"

Comentários

  1. A probabilidade do PT-MA ficar com Roseana aumentou proporcionalmente as cargos de secretariado que petistas estao ocupando no governo dela; disso não há dúvidas. Contudo, esse entremeio tem mais coisa: como, por exemplo, depois do PT-MA se decidir por Flávio ter perdido bastante do seu capital político no estado. Afinal, só quem aposta em Flávio é o partido dos trabalhadores e José Reinaldo. Uma parceria que não combina, nem faz bolo engordar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentando os Fatos, uma nova forma de divulgar conteúdo com credibilidade.
Os nossos esforços se concentram no sentido de acrescentar ao nosso publico informações diferenciadas, aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado, noticias todos divulgam, o diferencial da informação está aqui em Comentando os fatos, credibilidade sempre em primeiro lugar.

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini