Pular para o conteúdo principal

A polêmica dos “pardais”

A polêmica dos “pardais”: "

pardalA decisão da Prefeitura de aumentar o número de fotossensores, os impopulares pardais, nas avenidas de São Luís é uma medida que, embora contestada por grande parte dos motoristas, tem tudo para se reverter em melhoria da segurança do trânsito na cidade. Com a finalidade de registrar infrações cometidas por condutores, como avanço de sinal vermelho e estacionamento sobre a faixa de pedestres, os equipamentos, caso funcionem adequadamente, serão de grande utilidade para coibir os abusos que ocorrem diariamente nas vias que registram fluxo intenso de tráfego na capital.



A cada dia mais conturbado e inseguro, o trânsito de São Luís carece de intervenções urgentes e contínuas. Indiferentes às campanhas de conscientização que vez ou outra acontecem na cidade, muitos motoristas só repensam seu comportamento imprudente ao volante quando sujeitos a punições como a aplicação de multas. Daí a importância dos pardais, que ao impor perdas financeiras aos condutores irresponsáveis, tornam-se um meio de obrigá-los a mudar de postura.


Segundo dados do Detran, de janeiro a março deste ano, foram aplicadas 2.285 multas de trânsito em São Luís por avanço de sinal vermelho com base em imagens registradas por fotossensores. Esse número provavelmente aumentará com a instalação dos novos equipamentos. À medida que forem sentindo no bolso as conseqüências de sua imprudência, os motoristas irresponsáveis tenderão a frear seu ímpeto infrator. Ao mesmo tempo, as avenidas da cidade, com seu vai-e-vem frenético de veículos, tornar-se-ão ambientes mais seguros para condutores e pedestres.


Um fator intrigante é a falta de divulgação por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) da instalação dos novos fotossensores. Os aparelhos foram aparecendo dia após dia nas avenidas, sem que fosse dada qualquer satisfação à população. Não fosse a postura vigilante de O Estado, que traz em sua edição de hoje matéria enfocando o aumento do número de pardais na cidade, os habitantes da capital ainda estariam completamente desinformados sobre o assunto.


Qualquer intervenção viária, por mais insignificante que pareça, deve ser amplamente divulgada. Ao sonegar informações sobre questão tão relevante, a administração pública presta um desserviço à população. Em uma área crucial como o trânsito, é preciso agir com transparência para que as mudanças adotadas surtam o efeito pretendido. Manter os cidadãos alheios ao processo é, no mínimo, contribuir para que não se atinja o resultado esperado. Por isso, a administração municipal deve vir a público com urgência prestar informações detalhadas sobre a instalação dos novos pardais.


A iniciativa da Prefeitura de monitorar com mais rigor o trânsito na cidade pode ser de grande valia. Resta saber se os pardais, além de garantir acréscimo de receita aos cofres municipais, cumprirão sua finalidade de proporcionar mais segurança ao tráfego.


Reproduzido de O Estado do Maranhão (foto: De Jesus)

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l