Pesquisa revela que 40% das escolas públicas do Maranhão não têm bibliotecas



Pesquisa revela que 40% das escolas públicas do Maranhão não têm bibliotecas


O Imparcial
Publicação: 18/04/2010 11:32

Na pesquisa “Informação e desigualdade social”, coordenada pela professora e pesquisadora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mary Ferreira, em todo o Maranhão, constatou-se que 40% dos 217 municípios maranhenses não dispõem de bibliotecas públicas, e as existentes estão em condições precárias. A ausência de infraestrutura prejudica formação dos jovens leitores.

“A biblioteca é fundamental para a construção de um cidadão crítico, capaz de intervir nos processos de reflexão e decisão na sociedade. A ausência de bibliotecas acaba por reforçar a situação de pobreza e desigualdade no estado. O acesso à leitura é um fator importante na aferição do Índice de Desenvolvimento Humano, inclusive", diz a pesquisadora.

Em São Luís, 85% das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio contam com bibliotecas, segundo dados da pesquisa “Diagnóstico da situação das bibliotecas escolares do Maranhão”. No entanto, somente 5% têm bibliotecários, profissionais capacitados para orientar alunos e professores em suas pesquisas e leituras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos