Navios fazem fila para atracar no Complexo Portuário de São Luís

Navios fazem fila para atracar no Complexo Portuário de São Luís: "


Um total de 44 navios mercantes foi registrado, ontem, na Baía de São Marcos e no Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra o Porto do Itaqui, o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale) e o Porto da Alumar. A fila na baía chegou a 35 embarcações, enquanto nove dos dez atracadouros do CPSL operaram um navio cada berço, até o fim da tarde. Os dados são do sítio eletrônico Marine Traffic e da empresa de praticagem Pratimar.


Cabe ressaltar que o Porto do Itaqui possui cinco atracadouros públicos, que são os berços 101, 102, 103, 104 e 106, enquanto o berço 105 é operado pela mineradora Vale, que o denomina Píer II. Dos atracadouros do Itaqui, dois estão em reforma - os berços 101 e 102. Entretanto, segundo informes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), as operações nestes atracadouros não foram paralisadas, dado que as estatísticas da praticagem de São Luís confirmam.


Segundo informações da praticagem, até ontem, os berços 101 e 102 movimentaram cinco navios cada um, enquanto o berço 103 registrou seis embarcações e o berço 106 computou sete navios. O berço 104 apresentou o melhor desempenho, com 12 navios. No total, os atracadouros do Itaqui somaram 35 navios desde o início do mês. Neste período, 69 navios operaram no CPSL.


Vale - No caso do TPPM, além do Píer II (no Itaqui), o terminal conta com um atracadouro do Píer I e dois atracadouros do Píer III, dividido em porção Norte e Sul. Um acidente ocorrido segunda-feira (19), paralisou as atividades de um dos atracadouros do Píer III, o que provavelmente vai estender a fila de navios na Baía de São Marcos, pois, das 35 embarcações fundeadas na barra, 19 estão programadas para atracar no terminal da mineradora.


Ainda sobre o Píer III, o acidente ocorrido no início da semana levou à morte duas pessoas. Mais cinco ficaram feridas. Parte da estrutura de um maquinário desabou, por volta de 7h30, durante a troca de turno dos trabalhadores. As vítimas foram: Hércules Nogueira da Cruz Silva, 35 anos, operador de carregador de navios; e Ronilson Silva Serra, 40 anos, inspetor de embarque. Além deles, cinco operários foram atingidos pelo equipamento.


A Vale não se pronunciou a respeito da paralisação do atracadouro, nem sobre o prazo de retomada das operações. Desde a ocorrência do acidente, funcionários trabalham na área atingida, reparando os equipamentos danificados.


Segundo estatísticas da Emap, o TPPM apresentou a maior movimentação de cargas de 2009, com um total de 92.226.488 toneladas (87,48% da pauta do CPSL). O minério de ferro foi o produto que mais circulou no terminal, com 86,8 milhões de toneladas, o que representa 94,13% da movimentação da Vale e 82,35% do CPSL.


De acordo com as estatísticas da praticagem, o TPPM movimentou, neste mês, 27 navios, sendo dez no Píer I, quatro no Píer II, seis no Píer III/Norte e sete no Píer III/Sul. Ontem, operaram no terminal os navios Pierre LD, Prencess Natalie e Graceful Madonna. Quanto ao Porto da Alumar, que opera apenas um navio por vez, fontes do setor marítimo não relataram nenhum atraso nas operações. Até ontem, a praticagem registrou sete embarcações operadas no terminal da Alumar, desde o início do mês.


No CPSL foi registrada, ainda, a presença de três rebocadores (Smit Crao, American Challenger e Statum), além das dragas Leblon e No Woman No Cry.


Navios Na Baía de São Marcos


Norsul Santos
Oita Maru
Navix Astral
Norsul Recife
Cape Saturn
Bottiglieri Chalenger
Katsuragi Maru
Amyntor
Coal Gypsy
Medi Kobe
Angelic Power
Atlantic Legend
Hebei Wisdom
Denny Z
C. Polaris
Na May
Antonis Angelicousis
He Tong
Pacific Crystal
Docebay
Ionian Prosperity
Sinocarrier
Regena N
Giuseppe Lembo
Maha Anoscha
Stellar Cosmo
Ocean Garnet
King Robert
Ilya
Eririni K
Gran Couva
Lowlands Orchid
Alexandra P
Ore Guaíba
Gurupi
Atracados no cpsl
Pierre LD
Princess Natalie
Graceful Madonna
Clymene
Jenny
Cariad
Edsongracht
Starling
Merchant



Esta é a segunda vez que esta situação se repete somente neste mês de abril http://maranhaomaravilha.blogspot.com/2010/04/40-navios-na-fila-de-espera-do-complexo.html



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos