Meio Ambiente – Veículos são inspecionados gratuitamente

Meio Ambiente – Veículos são inspecionados gratuitamente: "

Inspeção_veículoCerca de 200 veículos foram inspecionados gratuitamente na Praça Maria Aragão durante a Semana Municipal de Inspeção Veicular Ambiental, instituída por meio do Projeto de Lei nº 285/09, de autoria da vereadora Rose Sales (PCdoB), que se realiza até o dia 24.


A iniciativa é pioneira no Norte e Nordeste e agradou aos proprietários de veículos que fizeram vistoria em seus carros de graça. “Bacana essa atividade. De graça pude ver se estava tudo bem com meu carro, Só o amortecedor direito que precisa ser trocado, mas até a gasolina tá ok”, diz o representante comercial Antonio Rafael Santos, proprietário de um veículo 2006. O veículo de Antonio Rafael passou por vistoria completa desde verificação do motor, nível de poluição, até teste de combustível e recebeu o selo de aprovação da Semana.


Para Daniel dos Santos, comerciário, é importante que as pessoas tenham consciência de como está o carro em que dirigem. “Para podermos melhorar e contribuir para uma vida mais saudável, sem poluição”, atesta.


A ação de inspeção veicular, que reuniu monitoramento, análise de resultados e entrega de selos de qualidade, envolveu técnicos do Sindirepa, Sest/Senat, ITESV, Teccom, MTE-Thompson, Detran, Sebrae, Petrobrás, Sindicato dos Revendedores de Combustíveis, Sebrae, ASEBRASIL. Além disso, dezenas de crianças participaram de atividades específicas como dinâmicas, palestras de conscientização ambiental, oficinas, recreação, dentre outras.


O selo de qualidade foi lançado pela vereadora Rose Sales na abertura da Semana e foi validado por representação de várias organizações governamentais e não-governamentais, dentre elas: Agência Nacional de Petroléo, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, UFMA, Secretaria Estadual de Educação, Prefeitura de São Luís, Prefeitura de São José de Ribamar, Petrobrás, Fiema, Sindirepa, Sest/Senat, ITESV, Teccom, MTE-Thompson, Detran, Sebrae, IDESAN, IFMA, lideranças comunitárias, dentre outros, bem como de todos os órgãos envoividos na Semana.


Programação – A Semana prossegue nesta quinta-feira, 22, com exposição de produtos, projetos e ações direcionadas à inspeção veicular, alternativas de combustível, tratamento de resíduos nas oficinas mecânicas e questões correlatas.


De 9h às 12h oficinas de Tecnologia e Controle de Qualidade de Combustível


Tema 1 – Tecnologia em Combustão – Teccom.


Tema 2 – Programa de Olho no Combustível – Petrobras


14h30 – Palestra: Legislação Municipal, Estadual e Federal em Relação à Inspeção Veicular (Auditório)


Mesa redonda Mediação: Profª. Gilvanda Nunes (UFMA)


16h – Toxologia das Emissões e Produtos Correlatos – Profª. Dra. Teresa Cristina Franco


16h30 – Apresentação do Programa de Biodiesel da UFMA – Prof. Dr. Adeilton Pereira Maciel/UFMA


17h – Apresentação do Programa de Controle de Qualidade de Combustíveis – Projeto ANP/UFMA – Profª. Dra. Aldalea Brandes Marques

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos