Justiça suspende obras de termoelétrica

Justiça suspende obras de termoelétrica: "

Liminar da Justiça Federal do Maranhão determinou a suspensão das obras de instalação da Usina Termoelétrica Porto do Itaqui (UTE- Porto do Itaqui), que está sendo construída em São Luís (MA).


A liminar foi concedida a partir do parecer favorável do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), em ação popular proposta pelo advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho, que questiona a conduta dos órgãos públicos envolvidos, considerando os possíveis impactos negativos do empreendimento.


No parecer, o MPF questiona a validade da certidão de uso e ocupação do solo expedida pelo município de São Luís, contrariando o próprio zoneamento municipal que não admite a instalação de usinas de geração de energia, o que no seu entender torna o procedimento de licenciamento ambiental levado a cabo pelo Ibama, também inválido.


A validade dessa certidão municipal é questionada em ação do Ministério Público Estadual (MP/MA) na Justiça Estadual, ainda não julgada.


O juiz da 6ª Vara Federal Nelson Loureiro dos Santos ressaltou que as ações propostas pelo MP/MA contra o município de São Luís continuarão tramitando na Justiça Estadual.


(Ascom/MPF)

"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini