Iphan entrega monumentos recuperados em Alcântara e São Luís

Iphan entrega monumentos recuperados em Alcântara e São Luís: "


Nesta sexta-feira, dia 16, o Iphan inaugura oito obras, sendo duas em São Luís e seis em Alcântara.A diretora do Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Márcia Rollemberg, e o coordenador nacional adjunto do Programa Monumenta, Robson de Almeida, estarão em São Luís, no Maranhão na próxima sexta-feira dia 16 de abril.


Eles participarão da solenidade de entrega das obras de restauração e instalação do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão, Mavam, às 18h30, no Sobrado da antiga Companhia de Navegação Jaracaty no bairro do Desterro. O imóvel faz parte do conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade de São Luís, Patrimônio Mundial da Humanidade. O acervo do Mavam será composto por manifestações artísticas, culturais e sociais, além de material gráfico, sonoro e visual de interesse à memória do Maranhão.



As obras, com investimentos de R$ 2 milhões, foram realizadas com recursos do Iphan que também trabalhou na praça ao lado do sobrado, que funcionará como espaço para lazer da comunidade e de apoio às atividades culturais do Mavam. No local foi instalado um cinema a céu aberto para apoiar as ações educativas junto à comunidade. A superintendente do Iphan-MA, Kátia Bogéa, explica que o trabalho realizado no Mavam é mais um exemplo da estratégia de gestão do Iphan já que “além de restaurar um prédio tombado e de intangível importância histórica nacional, colabora para a preservação e utilização do espaço. Não foram feitos apenas reparação de danos. O conjunto oferece à população maranhense a possibilidade de utilizar uma área que já faz parte de sua história”, conclui.



No sábado, 17 de abril, a partir das 9h30, em Alcântara, o Iphan entrega mais seis monumentos recuperados. A comunidade vai conhecer a restauração e adaptação do antigo matadouro de Alcântara para instalação do Cine Teatro de Alcântara e a restauração do sobrado sede do Museu Histórico e Artístico de Alcântara. Também vai receber de volta, totalmente recuperados, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Casa de Câmara e Cadeia – atual sede da prefeitura e da câmara municipal de Alcântara, o sobrado número 15 da Praça da Matriz, anexo do Museu Casa Histórica, e o sobrado da Casa da Cultura, na rua das Mercês. Todas as obras, que tiveram início em agosto de 2009, foram realizadas pelo Iphan, no valor de R$ 1 milhão.


fonte: Assessoria de Comunicação Iphan / Monumenta



Leia mais...


"

Comentários

Postar um comentário

Comentando os Fatos, uma nova forma de divulgar conteúdo com credibilidade.
Os nossos esforços se concentram no sentido de acrescentar ao nosso publico informações diferenciadas, aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado, noticias todos divulgam, o diferencial da informação está aqui em Comentando os fatos, credibilidade sempre em primeiro lugar.

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini