Ferrovia Norte-Sul vai interligar os portos do Itaqui e de Santos: "
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Na entrevista concedida ao programa Canal Livre da Rede Bandeirantes neste domingo, dia 4, o presidente Lula disse que a Ferrovia Nortesul vai interligar dois dos mais importantes porto do País, o Itaqui e o de Santos, já que pelo PAC 2 está prevista sua extensão até São Paulo, enquanto no projeto original ele não passava de Anápolis (GO).
A altura de Açailândia, a Norte-Sul interliga-se à Ferrovia Carajás, podendo distribuir o transporte tanto no sentido do Pará quanto da capital do Maranhão. Em São Luís, ela pode se interligar ainda à São Luís-Teresina, garantindo acesso à toda região Nordeste.
O presidente, que por diversas vezes já se desculpou pelas críticas a esse projeto, Lembrou que do governo de José Sarney, que a iniciou, ao de Fernando Henrique Cardoso, foram feitos cerca de 200 quilômetros, enquanto ele, em oito anos, já implantou mais de mil quilômetros e ainda deixará recursos para que ela fique pronta ligando o Maranhão a São Paulo, com ramificação para o Pará.
O presidente também destacou os investimentos que estão sendo feitos para dragagem dos portos, dentre eles o Itaqui, com o objetivo de garantir mais acessos de navios e com isto baratear os cursos dos transportes marítimos.
A resposta do presidente foi dada ao jornalista Boris Casoy, que o havia indagado sobre a falta de infraestrutura no Brasil, principalmente para o transporte. Lula desafiou o jornalista a percorrer com ele o País, a fim de verificar o que está sendo feito para melhorar tanto o transporte rodoviário quanto o marítimo e o aéreo.
Fonte: Portal Maranhão Hoje
Essa ferrovia Norte e Sul, me torna interessante, se PALMAS no Sudoeste do Paraná, for contemplado, com uma linha, que passa nas proximidades das Usinas eólicas, beneficiando o Turismo, com isso tornando um sucesso, a ferrovia, na nossa região. Que nossas autoridades, veja isso, e o trate com carinho, e veja como é importante, interessante, viável, lucrável passar pelo Sul e Sudoeste do Paraná, divisa com Santa Catarina. Palmas, produz chapas de compensados de madeira, para exportação, vejo importante a Ferrovia porque é um grande meio de Palmas crescer, e conquistar investimentos na área de produção de riquezas, e aumentar o transporte de produtos, por ferrovia. Eu espero, que nosso Governo Federal e Estadual, Deputados, o Presidente da FERROVIA, não deixe Palmas-Pr., e sua região fora do traçado da Ferrovia Norte e Sul, isso é importante para todo o povo do Sudoeste do Paraná. Não quero Que Palmas e sua região perca.
ResponderExcluirObrigado, se concordar comigo.
Ass., Waldomiro!!!
”Alternativa tecnicamente melhor para Tocantins, Goiás, Minas e São Paulo de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul”
ResponderExcluirProposta de extensão do trajeto para linha ferroviária Norte Sul, que além de mais vantajosa com relação à proposta original, que está planejada para passar pelos extremos oeste mineiro, Limeira do Oeste e Iturama, e paulista em Santa Fé do Sul e Fernandópolis em locais de baixas demandas e fluxo de cargas, além de um custo e tempo muito maior para a implantação e operação a se somar aos vários anos paralisadas, ela é extremamente benéfica, econômica, de mais rápida utilização e tecnicamente mais conveniente principalmente para uma região importantíssima em Minas, o Triângulo Mineiro, que de sua divisa com Goiás no município de Itumbiara como Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal, até adentrar ao centro norte de São Paulo na cidade de Colômbia, se irá restaurar, reaproveitar e revitalizar praticamente 100% das malhas paulistas e mineiras existentes rumo ao interior que hoje se encontram ociosas ou subutilizadas, além do fato de terminar exatamente no mesmo local, o município de Panorama, podendo eventualmente ser utilizada para os futuros trens regionais de passageiros entre São Paulo e Brasília, algo que se torna inviabilizado se for mantida a atual proposta original política, ou ainda por Araguari, Uberlândia, Uberaba, Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí e São Paulo atualmente servidas por uma ferrovia particular, que poderá ser revigorada, uma vez que hoje funciona de forma precária a F C A antiga Mogiana que recentemente devolveu centenas de km de linhas e utiliza a bitola métrica e poderá instalar a mista e que finalmente poderá ter sua ligação consistente com São Paulo rumo ao porto, que é logisticamente mais conveniente, evitando que haja um trajeto inútil “passeio” pelo interior, e mais centenas de km de ferrovias paulistas tenham o mesmo destino das devolvidas pela FCA, ou seja o sucateamento.
O texto complementar completo referente ao estado de SP pode ser visto em “Abrir os gargalos” na Revista Ferroviária, ou em São Paulo TREM jeito, onde consta um mapa ilustrativo.
“Como conseguir 700 km de ferrovias a custo mínimo” de Paulo Roberto Filomeno