Falha em antivírus trava computadores no mundo inteiro

Falha em antivírus trava computadores no mundo inteiro: "

São Paulo – Uma falha na atualização do antivírus McAfee provocou o travamento de computadores no mundo inteiro nesta quarta-feira (21). Segundo a própria McAfee, o problema ocorreu depois que uma atualização do programa liberada durante a manhã passou a identificar um arquivo de sistema do Windows XP, o svchost.exe, erroneamente como um malware. Assim, o antivírus passou a deletar ou a isolar o arquivo e travar os sistemas.


De acordo com a empresa, a falha afetou apenas usuários do Windows XP Service Pack 3, já que nas demais versões do Windows o arquivo não chegou a ser reconhecido como ameaça. Pouco após detectar o erro, a McAfee removeu a atualização de todos os servidores de download, corrigiu a falha e liberou uma nova atualização.


Para os consumidores que tiveram os computadores afetados, a empresa disponibilizou instruções de correção em seu site. Entre os problemas relatados por usuários por conta da falha estão a perda de conectividade, não funcionamento das portas USB, as chamadas “telas azuis” do Windows e “estado perpétuo de reinicialização”.


A agência de notícias Associated Press relata que um terço dos hospitais de Rhode Island, nos Estados Unidos, teve de adiar cirurgias eletivas e interromper o tratamento de pacientes por conta do travamento dos computadores causado pelo antivírus. Ainda conforme a agência, a falha provocou problemas ainda para a polícia do estado de Kentucky, a Fundação Nacional de Ciência, na Virgínia, e a Universidade de Illinois.


Não há um levantamento oficial sobre o número de máquinas afetadas pelo problema, mas, pela quantidade de relatos divulgados na internet, o blog Engadget, especializado em tecnologia, fala em algo entre 30 e 60 mil. Já a Associated Press diz que o número pode chegar a “centenas de milhares”.


A McAfee afirma em seu site que está “trabalhando ativamente em uma análise detalhada da origem do problema” e que “tornará as informações acessíveis ao público o mais rapidamente possível”.


(Portal Exame)



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos