Pular para o conteúdo principal

Dragagem do Porto do Itaqui só aguarda a liberação da Marinha

Dragagem do Porto do Itaqui só aguarda a liberação da Marinha: "

A montagem dos sistemas auxiliares da draga No Woman No Cry, que vai executar o serviço de aprofundamento do cais sul e do canal de evolução do Porto do Itaqui, está completa. Nesta semana, chegaram os últimos equipamentos do maquinário: os dois batelões, isto é, barcaças que servem de depósito do material dragado. Desta forma, segundo previsões da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), a dragagem deve ser iniciada até o fim deste mês.

Para dar início ao serviço, segundo informações da Emap, é necessário cumprir trâmites legais junto à Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA). Cada batelão tem capacidade de carga de 3 mil m³. Os batelões, denominados Joe Verrochi e Mighty Quinn, integram o conjunto de equipamentos que compõem a draga tipo dipper (escavadeira) No Woman No Cry, a segunda maior já construída pelo estaleiro de Donge, com sede na Holanda.

“É um equipamento de alta tecnologia e totalmente computadorizado que necessita de poucas pessoas para realizar toda a operação. A draga é orientada por um sistema de localização por satélite [GPS]”, disse Hermes Ferreira, presidente da Emap.

A Emap divulgou ainda que a dragagem é fundamental para a construção do berço 100 e retroárea do cais sul (30 mil m²). A dragagem também vai propiciar que os berços 101, 102 e 103 possam ser operados com capacidade plena, isto é, receber navios com calado acima de 10 metros, já que a profundidade a ser atingida com o serviço vai ser de 15 metros, em média, nos atracadouros.
Hermes Ferreira ressaltou que o braço da retroescavadeira vai retirar material de uma profundidade de até 26 metros, a potência da draga é de 1.900 kW com capacidade para dragar 600 m³/hora.

Cronograma - De acordo com a diretoria de infra-estrutura da Emap, o início das operações com a nova draga estava previsto para o mês de fevereiro deste ano, e a conclusão para o mês de maio. O atraso no cronograma da obra foi causado pela demora na entrega do equipamento por parte do estaleiro holandês que construiu a draga. “Estávamos contando com esse equipamento aqui no Itaqui para o mês de janeiro, mas ele só chegou em fevereiro”, informou o gerente de engenharia Ataliba Robles.

O trabalho de dragagem compreende a retirada de 1,2 milhões/m³ do leito do canal de acesso do cais sul (berços 101 a 103) e retro área do berço 100, com orçamento total previsto de R$ 34 milhões, recursos repassados pela Secretaria Especial de Porto da Presidência da República (SEP-PR), oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

O material dragado será despejado em duas áreas da Baía de São Marcos que foram previamente autorizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), segundo informações da Emap. A primeira área fica a 4,5 km do Porto do Itaqui e a segunda nas proximidades do Terminal de Cujupe, município de Alcântara.

Após a dragagem, a retro área do cais 100 estará pronta para ser construída e as áreas dos berços 101, 102 e 103 estarão com capacidade plena. “O Porto do Itaqui vai poder operar grandes navios em todos os berços, o que facilitará a atração de cargas que não vinham sendo movimentadas no Itaqui, como o coque”, declarou o diretor de operações do porto, Ronildo Carvalho.

Hopper – O trabalho de dragagem no Porto do Itaqui foi iniciado em agosto do ano passado pela draga Volzee, do tipo hopper (autotransportável), com capacidade de 1.000 m³. Em agosto do ano passado, foi contratada a draga, que iniciou a operação de aprofundamento do canal de navegação das bacias de atracação dos píeres 101, 102 e 103. O equipamento pertencente à empresa Enterpa é do tipo hopper (autotransportável), com capacidade de sucção de 1.000 m³, para a retirada dos sedimentos orgânicos e sólidos de pequena dimensão (areia e pedregulhos). Este tipo de equipamento opera com a embarcação em movimento, retirando os resíduos do leito do canal e depositando-os no tanque do navio para posterior despejo em área pré-determinada.
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l