Pular para o conteúdo principal

CLA lança, com sucesso, foguete de treinamento

CLA lança, com sucesso, foguete de treinamento: "


Portal Imirante
Fotos: Maurício Araya/Imirante.


SÃO LUÍS – Com as condições favoráveis do tempo, foi lançado, na tarde desta terça-feira (27), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o Foguete de Treinamento Básico (FTB), como parte das atividades da Operação Falcão I, iniciada no último dia 19. O foguete, que possui apenas um estágio - quando só há uma câmara de combustão -, três metros de comprimento e pesa 68 kg, alcançou uma altura de 31 km durante o voo, que durou aproximadamente quatro segundos, e caiu no mar da baía de São Marcos, a 17 km da costa, mais do que o esperado pela coordenação da operação.


O foguete, de pequeno porte e não guiado - ou seja, com uma trajetória pré-definida -, foi desenvolvido pela AviBras Indústria Aeroespacial - empresa com sede em São José dos Campos (SP), que também desenvolve componentes para os foguetes Sonda I, Sonda II e Sonda II-C - e possui tecnologia 90% nacional. Como o foguete não levou carga útil científica, apenas tecnológica - aparelhos que registram e transferem dados como pressão e temperatura para a estação de Telemedidas do CLA -, o foguete não foi resgatado.






O lançamento foi parte de uma série de oito previstos para este ano. Entre eles, estão outros cinco foguetes básicos e dois intermediários, número igual ao que será lançado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte.



A operação desta terça-feira teve como objetivo testar os sistemas operacionais do CLA nas atividades de lançamento e rastreio de foguetes. Para o diretor do CLA e coordenador do projeto 'Fogtrein', coronel aviador Ricardo Rodrigues Rangel, o lançamento foi um sucesso, conforme afirmou em entrevista coletiva à Imprensa logo após o lançamento. '[Este lançamento] corresponde à retomada da operacionalidade do CLA. Estamos com mais quatro lançamentos previstos para este ano e o sucesso desse lançamento corresponde ao quinto lançamento com sucesso desse tipo de veículo. [...] Esse veículo, nesse lançamento, permitiu, mais uma vez, o treinamento de todos os meios operacionais do Centro [radares, telemetria e equipamentos de solo]', disse.


Além do treinamento do quadro efetivo do CLA, a operação visa a certificação do foguete, que, segundo o diretor do CLA, está em fase final de certificação. A cada lançamento, como o que ocorreu hoje, os lotes de fabricação dos foguetes são aprimorados. No início do segundo semestre, o CLA irá lançar um foguete intermediário, com capacidade de levar, ao espaço, cargas maiores. A meta do programa espacial brasileiro é manter o ritmo de um lançamento a cada dois meses no CLA.




Estudantes do curso de Engenharia Espacial do ITA.


O lançamento de hoje contou com convidados especiais. Eram os estudantes do primeiro curso de Engenharia Espacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, que irão se formar em dezembro de 2012. Eles assistiram, com atenção, a cada etapa do lançamento. Para o brigadeiro engenheiro Maurício Pazini Brandão, que participou da operação, eles são o futuro do programa espacial brasileiro. 'Nós buscamos desenvolver um programa espacial nosso, razão pela qual soberania é importante. Para crescer o nosso programa, precisamos contratar pessoas, nós precisamos de muitos engenheiros, muitos técnicos, e todos eles muito preparados, razão pela qual nós estamos investindo na formação de pessoal para o futuro', afirmou.


De olho no futuro, eles sonham em já estar trabalhando nos próximos lançamentos. Só o Veículo Lançador de Satélites (VLS) possui três datas previstas para lançamento: 2012, 2013 e 2014. O lançamento do Cyclone-4, a partir de uma parceria entre o Brasil e a Ucrânia, que deu origem à empresa Alcantara Cyclone Space (ACS), está previsto para ocorrer daqui a dois anos.
Até lá, o CLA pretende criar uma rotina de lançamentos como o do FTB para estar, nos próximos anos, entre os melhores centros de lançamento do mundo, no que diz respeito ao treinamento de tecnologistas, uso de equipamentos e infraestrutura.



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados : " do BLOG DO NILTON SUMIU Veja a historia do cego que se casou com sua prima, e da união nasceu (03) filhos aleijados, e o famoso cantor do risca faca, Pepe Moreno, se comoveu com a historia, e passou a ajudar o casal! O cantor estar de parabéns! Afinal de contas quem dar aos pobres empresta a deus. O novo dvd de Pepe Moreno tem o Clip de um cego com três filhos aleijados.Um clipe muito bom, mais uma vez Pepe Moreno traz a humildade com seus fãs à tona em seu trabalho.Tem muitas pessoas perfeita que vive reclamando da vida por coisas poucas, após ver este vídeo valorize a cada minuto de sua vida, pois a vida é curta demais para estarmos se lamentando, este vídeo mostra a realidade de um jovem casal, ele é cego e primo de sua esposa e tiveram 3 filhos aleijados. Que deus abençoe, e proteja está família! Confira o Clip Pep e moreno um cego e três aleijados! Sou o Pepe Moreno o, cantor e Compositor das Musicas

Quatro acusados de envolvimento no assassinato do professor Juvenilson já estão na cadeia

 Quatro acusados de envolvimento no assassinato  do professor Juvenilson já estão na cadeia   Polícia civil diz que crime está esclarecido e vai pedir a prisão preventiva dos acusados  FONTE:  JORNAL AGORA SANTA INÊS O crime que abalou a cidade de Santa Inês na ultima sexta-fei-ra, 3, foi desvendado pela Polícia Civil, segundo afirmou na manhã de ontem o delegado regional Valter Costa em entrevista coletiva. Valter afirmou que são quatro os elementos responsáveis pela bárbara execução do professor de educação física e goleiro da Liga de Futsal de Santa Inês, Juvenilson Oliveira Veloso de 33 anos, morto na noite de quinta-feira da semana passada. O crime, por sua brutalidade, estarreceu a cidade de Santa Inês e abalou toda a sociedade. Eldda Estephany Noleto da Silva de 25 anos, seu marido Cleiber Alves Garcia, conhecido como "Mineiro", de 47 anos, Leandro Marques Brandão e José Silva Santana, ma

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada

Casos de empreendedorismo: As 2 barraquinhas de limonada : " História originalmente postada por Seth Godin em seu blog . A primeira barraca é gerenciada por 2 crianças. Elas usam limonada de caixinha, copos descartáveis e uma mesa comum. É uma boa barraquinha de limonadas, uma dentre as muitas barraquinhas de limonada que existem por aí. Custa 1 dólar para comprar um copo, o que é um bom preço, ainda mais considerando que você ganhou tanto a limonada quanto a satisfação de saber que ajudou 2 crianças. A outra barraquinha é diferente. A limonada é de graça, mas existe um grande pote para gorjetas. Quando você chega, a dona da barraquinha fica lá, quieta, como só uma garota de 11 anos pode ficar. Ela calmamente pega um pote com gelo e limão. Depois pega o limão, corta-o e faz o suco em um espremedor. O tempo todo em que ela está espremendo o limão, ela também está conversando com você, compartilhando suas ideias (e alegria) sobre o poder que a limonada tem para mudar seu dia. É um l