CLA lança, com sucesso, foguete de treinamento

CLA lança, com sucesso, foguete de treinamento: "


Portal Imirante
Fotos: Maurício Araya/Imirante.


SÃO LUÍS – Com as condições favoráveis do tempo, foi lançado, na tarde desta terça-feira (27), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o Foguete de Treinamento Básico (FTB), como parte das atividades da Operação Falcão I, iniciada no último dia 19. O foguete, que possui apenas um estágio - quando só há uma câmara de combustão -, três metros de comprimento e pesa 68 kg, alcançou uma altura de 31 km durante o voo, que durou aproximadamente quatro segundos, e caiu no mar da baía de São Marcos, a 17 km da costa, mais do que o esperado pela coordenação da operação.


O foguete, de pequeno porte e não guiado - ou seja, com uma trajetória pré-definida -, foi desenvolvido pela AviBras Indústria Aeroespacial - empresa com sede em São José dos Campos (SP), que também desenvolve componentes para os foguetes Sonda I, Sonda II e Sonda II-C - e possui tecnologia 90% nacional. Como o foguete não levou carga útil científica, apenas tecnológica - aparelhos que registram e transferem dados como pressão e temperatura para a estação de Telemedidas do CLA -, o foguete não foi resgatado.






O lançamento foi parte de uma série de oito previstos para este ano. Entre eles, estão outros cinco foguetes básicos e dois intermediários, número igual ao que será lançado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte.



A operação desta terça-feira teve como objetivo testar os sistemas operacionais do CLA nas atividades de lançamento e rastreio de foguetes. Para o diretor do CLA e coordenador do projeto 'Fogtrein', coronel aviador Ricardo Rodrigues Rangel, o lançamento foi um sucesso, conforme afirmou em entrevista coletiva à Imprensa logo após o lançamento. '[Este lançamento] corresponde à retomada da operacionalidade do CLA. Estamos com mais quatro lançamentos previstos para este ano e o sucesso desse lançamento corresponde ao quinto lançamento com sucesso desse tipo de veículo. [...] Esse veículo, nesse lançamento, permitiu, mais uma vez, o treinamento de todos os meios operacionais do Centro [radares, telemetria e equipamentos de solo]', disse.


Além do treinamento do quadro efetivo do CLA, a operação visa a certificação do foguete, que, segundo o diretor do CLA, está em fase final de certificação. A cada lançamento, como o que ocorreu hoje, os lotes de fabricação dos foguetes são aprimorados. No início do segundo semestre, o CLA irá lançar um foguete intermediário, com capacidade de levar, ao espaço, cargas maiores. A meta do programa espacial brasileiro é manter o ritmo de um lançamento a cada dois meses no CLA.




Estudantes do curso de Engenharia Espacial do ITA.


O lançamento de hoje contou com convidados especiais. Eram os estudantes do primeiro curso de Engenharia Espacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, que irão se formar em dezembro de 2012. Eles assistiram, com atenção, a cada etapa do lançamento. Para o brigadeiro engenheiro Maurício Pazini Brandão, que participou da operação, eles são o futuro do programa espacial brasileiro. 'Nós buscamos desenvolver um programa espacial nosso, razão pela qual soberania é importante. Para crescer o nosso programa, precisamos contratar pessoas, nós precisamos de muitos engenheiros, muitos técnicos, e todos eles muito preparados, razão pela qual nós estamos investindo na formação de pessoal para o futuro', afirmou.


De olho no futuro, eles sonham em já estar trabalhando nos próximos lançamentos. Só o Veículo Lançador de Satélites (VLS) possui três datas previstas para lançamento: 2012, 2013 e 2014. O lançamento do Cyclone-4, a partir de uma parceria entre o Brasil e a Ucrânia, que deu origem à empresa Alcantara Cyclone Space (ACS), está previsto para ocorrer daqui a dois anos.
Até lá, o CLA pretende criar uma rotina de lançamentos como o do FTB para estar, nos próximos anos, entre os melhores centros de lançamento do mundo, no que diz respeito ao treinamento de tecnologistas, uso de equipamentos e infraestrutura.



"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos