Anselmo Raposo, nova atitude na Educação

Anselmo Raposo, nova atitude na Educação: "
Anselmo e Hildo Rocha: posse

Anselmo e Hildo Rocha na posse


Antes da posse pomposa no final da tarde de ontem, no Palácio Henrique de La Rocque, o novo secretário de Educação, Anselmo Raposo, esteve pela manhã no colégio Helena Antipoff, no Ipase. As aulas na unidade, que atende crianças especiais, ainda não começaram por causa de uma reforma interminável no prédio. O caso foi denunciado ao Ministério Público. Diante de pais, alunos, professores e moradores, Anselmo Raposo garantiu que no próximo dia 3 de maio as aulas recomeçam. Também presente, o empreiteiro responsável pelos serviços pediu a palavra querendo um aditivo para concluir a obra.


- Não precisa. A orientação de nossa assessoria jurídica é para romper o seu contrato – disse o secretário, que já determinou à sua equipe a contratação de uma nova firma para concluir os trabalhos em 60 dias.


A história acima serve apenas para ilustrar como o professor Anselmo Raposo chega para comandar uma das mais desafiadoras e problemáticas pastas da administração estadual. “O mundo em que vivemos não comporta intenção política dissociada de ações competentes. Uma escola pública não pode ser discurso sem prática. Temos de encarar os desafios para suplantar indicadores que revelam nossas fragilidades. Os desafios são de toda ordem, bem sei, mas é preciso priorizar algumas ações”, disse ele em seu discurso onde citou 21 vezes a palavra professor ou docente.


A referência não foi feita à-toa. Anselmo é de uma família de professores. O avô, Luís Gonzaga Baganha, foi professor da Universidade Federal do Pará. O pai, Benedito dos Santos Raposo, presente à solenidade junto com a mulher Vera Raposo, mãe do secretário (foto abaixo), criou o curso de Engenharia Civil da Uema. O filho, Anselmo Júnior, também já é professor.


“Minha herança deixa-me confortável e legitimado para falar como professor, com professores e pelos professores. Minha origem explica minha vocação. Minha história profissional autoriza-me a estar aqui. Nossa atuação na secretaria terá a marca do educador”, assinalou ele que já foi pró-reitor da Uema.


No entanto, teve humildade ao creditar também ao PT sua ascensão ao cargo. “Nesse momento histórico o PT se une ao PMDB para eleger Dilma Roussef. Estamos aqui fazendo parte do governo Roseana Sarney (PMDB), numa aliança política referendada nacionalmente pelo presidente Lula”, definiu.


Pais de Anselmo RaposoO novo secretário disse ainda que o diálogo será permanente com os professores, principalmente na parceria para a construção de um Estatuto dos Trabalhadores da Educação. Garantiu que, por determinação de Roseana, todas as pendências relativas a progressões e promoções da categoria serão resolvidas e terão agora aplicação automática.


Outro objetivo do novo secretário é a formação dos docentes. Para tanto pretende criar um centro de formação para a categoria. “Mas não bastar formar professores, investir em construção, em reforma e ampliação de escolas; em projetos educadionais, em tecnologia, a partir de uma realidade suposta. Precisamos aprimorar nossos processos de de avaliação – diagnóstico e posterior prognóstico de nossa realidade. Pelo conhecimento, planejar o futuro. Mudar para melhor”, defendeu.

"

Comentários

  1. Não e só Roseana quem está apostando as fichas em Anselmo. Quem conhece o gabarito dele está confiante q os problemas dos docentes serão resolvidos da melhor forma para as duas partes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentando os Fatos, uma nova forma de divulgar conteúdo com credibilidade.
Os nossos esforços se concentram no sentido de acrescentar ao nosso publico informações diferenciadas, aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado, noticias todos divulgam, o diferencial da informação está aqui em Comentando os fatos, credibilidade sempre em primeiro lugar.

Postagens mais visitadas deste blog

Pepe Moreno: e o cego com três filhos aleijados

Expressões da violência no Maranhão serão debatidas em São Luis no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Faça uma doação para o Brechó Solidário do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini